Na tarde desta quarta-feira (25), a Comissão Especial de Inquérito – CEI, responsável por fiscalizar possíveis irregularidades na prestação de serviço de limpeza urbana da cidade, fez uma reunião ordinária para definir os próximos passos da investigação.
O presidente da CEI, vereador Iduigues Martins (PT), iniciou a reunião repudiando os recentes ataques que a Comissão sofreu por conta da investigação. “Quero lamentar esse tipo de atitude, uma prestadora de serviços que mobilizou pessoas para pressionar o Legislativo”, afirmou. O vereador se referiu à concentração de funcionários da Peralta Ambiental, que tentou invadir uma sessão ordinária na semana passada, deferindo xingamentos e ameaças contra o parlamentar.
Durante a reunião, um dos pontos abordados foi o processo de contratação de empresa especializada para fazer a análise do contrato de prestação de serviço de limpeza urbana entre a Prefeitura e a empresa Peralta Ambiental. A CEI, entretanto, não está conseguindo as cotações necessárias para iniciar o processo, somente uma empresa demonstrou interesse em participar. O Legislativo precisa de pelo menos três cotações.
A CEI também pretende fazer uma visita ao aterro sanitário de Jambeiro, para concluir a primeira etapa da investigação. No local, os parlamentares querem fiscalizar o lixo que chega de Mogi das Cruzes, ver o processo de pesagem e se há fiscalização da Prefeitura. Existe, no entanto, há uma dificuldade de contato com os responsáveis pelo aterro. A pendência está sendo resolvida pelo setor administrativo da Câmara que protocolará, ainda nesta semana, um ofício à administradora do aterro sanitário.
Também estiveram presentes na reunião Inês Paz (PSOL) e Marcelo Brás (REP). A próxima reunião da CEI ocorrerá na próxima quarta, 2 de outubro.