“Um diálogo sobre o valor da vida”. Com esse lema, o Shopping Pateo Itaquá recebeu alunos da UNG Itaquá (Universidade de Guarulhos) para uma roda de conversa, alusiva ao Setembro Amarelo.
Com objetivo de conscientizar e prevenir o suicídio, o Shopping Pateo Itaquá fechou o mês de setembro com uma significativa Roda de Conversa, em parceria com a Universidade de Guarulhos – UNG ITAQUÁ. O evento, realizado na última terça-feira, 24 de setembro, abordou o tema “Um Diálogo Sobre o Valor da Vida”, alinhando-se à campanha Setembro Amarelo.
Com a alarmante estatística de 13 mil mortes por suicídio anualmente no Brasil, muitas vezes subnotificadas, é essencial promover diálogos abertos e informativos sobre a valorização da vida. Durante a roda de conversa, alunos do 8° e 10° semestre do curso de Psicologia da UNG ITAQUÁ, sob a supervisão dos professores Ligia Natália Almeida Santos e Yago Martiliano Sato Pimenta, compartilharam conhecimentos e experiências por meio de depoimentos impactantes de clientes do shopping.
Os participantes foram presenteados com sementes de girassol, símbolo da campanha. Assim como o girassol busca a luz do sol, a mensagem é clara: “não importa o que você esteja passando, o Sol sempre vai brilhar.” Essa ação reforça a importância da prevenção e do acesso a informações e tratamentos psiquiátricos e psicológicos adequados.
Tanto o Shopping Pateo Itaquá quanto a Universidade de Guarulhos (UNG ITAQUÁ) acreditam que iniciativas como essa são fundamentais para ampliar a conscientização sobre depressão e suicídio. Com ações informativas e acolhedoras, é possível reduzir as estatísticas e salvar vidas.
Sobre o Setembro Amarelo
A campanha Setembro Amarelo surgiu no Brasil em 2015 por meio do Centro de Valorização da Vida e seu objetivo é esclarecer dúvidas e conversar sobre suicídio. A maioria dos casos de suicídio é causada por doenças mentais que não são tratadas; diante de diversos transtornos, a pessoa sequer imagina que necessita de tratamento. Os dados alarmantes contribuem para que o suicídio seja considerado um problema de saúde pública: são 32 brasileiros que cometem suicídio por dia, número que ultrapassa a taxa de vítimas da AIDS e dos casos de câncer.