InícioRibeirão PìresRibeirão Pires realiza formação com coordenadores sobre o livro Mundo Azul de...

Ribeirão Pires realiza formação com coordenadores sobre o livro Mundo Azul de Theo

Reunião abordou atividades que auxiliam a integração e o acolhimento de estudantes com TEA

Ribeirão Pires realizou formação com coordenadores da rede municipal de ensino sobre o conteúdo do livro “O Mundo Azul de Théo”, que trata de crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista). A atividade aconteceu na manhã desta quarta-feira (25), no CHL (Centro Histórico e Literário) Ricardo Nardelli.

 A reunião serviu para debater abordagens das atividades sugeridas no livro e que auxiliam a integração e o acolhimento de estudantes que tenham transtorno do espectro autista. No volume, Theo, um menino com TEA divide suas descobertas do mundo, das emoções e dos sentimentos com quem está lendo.

 O material disponibilizado por Ribeirão Pires conta com duas cartilhas. Uma é voltada aos estudantes da rede municipal, em que mostra Theo e seus desafios para entender o mundo ao seu redor, descrevendo emoções, experiências, objetos da criança em sala de aula e de interações com os colegas. Já o material de “Orientações Didáticas” é destinado aos educadores que vivenciam, no dia a dia escolar, situações envolvendo a inclusão. As atividades sugeridas estão em conformidade com as diretrizes propostas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e auxiliarão o seu fazer pedagógico.

 “A formação é importante e o conteúdo abordado também é de extrema importância, já que estamos lidando cada vez mais com crianças e estudantes que recebem o diagnóstico de TEA. O livro auxilia o professor, o estudante e até mesmo os pais a criar ambiente saudável e acolhedor para estes alunos e alunas”, afirmou Valquíria Mendes, orientadora pedagógica da rede municipal de Educação de Ribeirão Pires e responsável pela formação.

 “A intenção é sempre de oferecer formações que auxiliem os coordenadores e educadores para estabelecer vínculos com os estudantes. É a partir daí que as atividades em sala de aula podem ser melhor absorvidas pelos estudantes, que passam a replicar isso no seu dia a dia”, explicou Micaely Domingues, que também atua como orientadora pedagógica de Ribeirão Pires e fez parte da formação.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher