Outubro vem aí

Este mês é um dos mais bonitos do ano, é o apogeu da primavera, pelo menos aqui no Cone Sul, o comércio começa a se aquecer para o fim do ano, dia das crianças, halloween, dia da padroeira, quiçá o que mais de bom pode acontecer.
Neste ano teremos quatro das míticas luas azuis, 19 de agosto, 18 de setembro, 17 de outubro e 15 de novembro.
Para algumas culturas são sinais de boa ventura, para outros são sortilégios, mas o que importa é a incrível beleza desse fenômeno natural.
A lua gira em torno da terra em tal sincronia que mantem sempre o mesmo lado voltado para nós.
E mesmo da enorme distância que ela se encontra, (cabem todos os planetas do sistema solar entre ela e a terra), influencia em muitas coisas, a mais visível são os movimentos das mares.
Influência também na orgânica do nosso corpo. Se dúvida, faça um teste, corte os cabelos na lua cheia, e veja o tempo que leva para eles crescerem. Depois corte na lua minguante, vera que eles demoram mais para crescer.
Bom, nosso corpo é feito de água e sais, e como disse a lua influencia nas águas do planeta, não poderia ser diferente.
A lua vem fascinando a humanidade desde… sempre! É o segundo maior astro visível no céu da terra o outro é logicamente o Sol. Logicamente até porque sem ele não veríamos nem a lua que reflete seus raios.
A lua faz sua rotação em torno da terra em intervalos exatos de 28 dias, com uma precisão “britânica”, os calendários baseados nos movimentos da lua são os mais precisos, culturas antigas como os povos pré-colonização espanhola, aqui nas Américas usavam esses calendários para o cultivo da terra. A europeização da cultura introduziu o calendário gregorianomenos preciso, mas, muito comercial. Tão irregular que temos que a cada 4 anos incluir um dia para compensar as seis horas perdidas anualmente. Para se ter uma ideia da imprecisão na verdade são 5 horas, 48 minutos e 46 segundos, até nesse calculo foi feito um arredondamento.
Mas as incongruências sobre os calendários juliano e gregoriano eu já abordei anteriormente, o tema hoje é a Lua.
Ela está nos acompanhando e regulando nossas vidas, a deusa Artemis é a guardiã da Lua na mitologia greco-romana, (Diana, para os romanos), deusa da caça, da castidade, da vida selvagem e dos nascimentos.
Para outros São Jorge está lá vigilante subjugando o dragão. A lua é uma companheira dos corações apaixonados, uma curiosidade é que os nórdicos ao se casarem recolhiam-se para privacidade e bebiam hidromel na primeira lua cheia após o enlace, dai vem o termo lua de mel.
A lua também é um escudo natural para o bombardeio de asteroides que vem em direção a terra, o que se explica as crateras que ela possui na superfície. Em 1969 o povo dos EUA chegou pela primeira vez na lua “dando um enorme passo para a humanidade”, foram algumas vezes depois e estão querendo voltar de novo, desejo sucesso.
Que se pesem todos os avanços que a corrida espacial traz para nosso dia a dia, um exemplo bem rudimentar, que vou citar porque você deve ter usada alguma vez em nem sabia a origem é o anticorrosivo WD-40,foi largamente usado nos programas espaciais da NASA.(WaterDisplacement ou repelente de água, foi desenvolvido em 1953 por Norm Larsen e 40 foi a tentativa que deu o resultado que ele queria. Meio 14Bis né!).
É incrível como o ser humano é impulsionado para o espaço, Leonardo Da Vince queria voar, os Irmãos Wright inventaram um estilingue motorizado, Dumon´t circulou a torre Eifele fez um voo de 220 metros, partindo do zero sem impulso de catapulta.
A genialidade tem um preço, e Alberto pagou caro. Estamos a volta de momentos incríveis e de renovação que a Super Lua Azul que se aproxima traga os fluidos santificados que necessitamos para que cada vez mais haja pão para quem tem fome e Fome de Justiça para quem tem o dever promover.

Fiquem com Deus

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares