Kits contam com gêneros textuais diversos; objetivo é criar hábito de leitura nos alunos
Ribeirão Pires realizou a entrega de kits do Projeto Ler e Reler para 700 estudantes da rede municipal, na manhã desta segunda-feira (30). Os livros foram distribuídos a alunos e alunas da EM (Escola Municipal) Eng. Carlos Rohm I, que frequentam os 1º e 5º anos.
O Projeto tem como objetivo oferecer aos estudantes da Educação Infantil e Ensino Médio, inclusive o EJA (Educação de Jovens e Adultos), a oportunidade de ter contato com diversas obras literárias.
O estudante recebe uma maleta com diversos livros de diferentes gêneros textuais e temáticas, além de proporcionar a fruição das linguagens verbal e visual. Com a entrega dos kits, uma das ideias é de que o aluno comece a exercitar a leitura no dia a dia, fazendo da atividade um hábito.
Os volumes selecionados priorizam o desenvolvimento da aprendizagem, habilidades, competências e temas transversais que integram a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), o que contribui com a formação do leitor literário.
“Realizamos mais uma entrega, desta vez aqui no Carlos Rohm I. Queremos oferecer sempre mais tipos de leituras para nossos estudantes. A construção do hábito de ler todo dia pode influenciar nos estudos dos alunos”, declarou a coordenadora pedagógica da rede municipal, Luzinaide Klen.
Os estudantes vão encontrar diversos tipos de leitura nos kits, como: “As Peripécias da Senhora Adélia”, “O Menino Azarado”, “O cachorro que sabia falar”, “A conquista de um sonho”, e entre outros livros.
Índice de Fluência Leitora – No início de 2024, a Estância foi premiado e ficou entre os 60 melhores municípios do Estado de São Paulo no Índice de Fluência Leitora. No Grande ABC, Ribeirão tem o melhor índice de alfabetização entre as sete cidades que formam a região, atingindo 76¨% de crianças que sabem ler e escrever com sete anos de idade.