Exame ergoespirométrico oferece panorama completo sobre o desempenho cardiorrespiratório; é indicado para todo tipo de pessoas, desde pacientes portadores de alguma doença como infarto do miocárdio até atletas de alto rendimento, como os jogadores do Mogi Basquete, atendidos no Imot
Atletas de alto rendimento ou mesmo pessoas comuns, que gostam e precisam praticar atividade física, ou ainda aquelas que buscam melhorar o desempenho podem contar com um aliado importante na hora de avaliar como anda a capacidade cardiorrespiratória. Ou seja: o quanto pulmão e coração conseguem desempenhar em diversos níveis, desde uma simples caminhada até uma corrida em alta intensidade. Trata-se do teste ergoespirométrico. O exame, oferecido pelo ImotCare, em Mogi das Cruzes, tem alta precisão e o diferencial de ser realizado por um médico especialista em cardiologia e medicina esportiva.
Na última semana, os atletas do Mogi Basquete, em fase de preparação para a maratona de jogos, passaram pelo teste, realizado no ImotCare – clínica integrada que ocupa todo o terceiro andar do prédio e que conta com consultórios para atendimento em ortopedia, medicina esportiva, cardiologia, endocrinologia, reumatologia, ginecologia e obstetrícia, mastologia, cirurgia vascular, cuidados paliativos, medicina da dor, nutrição, psicologia e geriatria.
O cardiologista e médico do Esporte, Roberto Moretti Secomandi, comandou a sessão de testes com os jogadores do Mogi Basquete. No caso dos atletas de alto rendimento, os dados obtidos por meio do exame são informados à comissão técnica, que, assim, pode ajustar os treinos e tem em mãos uma dimensão da performance de cada um.
No entanto, Secomandi explica que o teste pode ser aplicado a qualquer pessoa. Desde um acompanhamento médico mais simples a aqueles pacientes que já tenham problemas cardíacos.
“Este é o exame mais completo que temos na cardiologia esportiva, muito superior ao ergométrico simples. O teste possibilita a identificação da eficiência respiratória. Por exemplo: a pessoa pode correr, ter um cansaço e isso, não necessariamente, ser uma doença. Pode ser uma dificuldade da parte respiratória e a gente tem como fornecer dados para melhorar a performance”, detalhou o especialista.
Outra aplicação prática: o exame também consegue identificar a zona de queima de gordura e qual é a intensidade ideal para a pessoa perder peso. Essas informações são fundamentais para quem está em programa de redução de peso.
Como é
O teste começa com a fixação de eletrodos no corpo depois é colocada uma máscara facial. Na sequência, o paciente é submetido a um teste físico em uma esteira ou bicicleta com diferentes intensidades, e, com isso, é realizado a monitorização da respiração, pressão arterial e batimentos cardíacos. Ao final, o médico tem em mãos um conjunto de informações precisas.
Mogi Basquete
O capitão do Mogi Basquete, Guilherme Lessa, de 29 anos, se submeteu ao exame ergoespirométrico e ficou satisfeito com o resultado: “É muito importante para nós termos esse apoio do Imot e fazer esse exame, ainda mais com profissionais como o doutor Roberto Secomandi, que vem ajudando a gente nessa preparação da temporada de jogos”, afirmou.
Sobre o Imot
Fundado em 1976, o Imot é um dos maiores institutos especializados em ortopedia e traumatologia do Brasil, com pronto atendimento diariamente na unidade de Mogi das Cruzes, consultas, fisioterapia, hidroterapia e diversos tratamentos especializados, além da ImotCare, com cuidados inter e multidisciplinares, e o Imot MovSaúde, com serviços exclusivos e inovadores.
O Imot fica na rua Otto Unger, 433, Centro, Mogi das Cruzes. Mais informações: telefone (11) 4728-3420, no site e redes sociais (@clinicaimot). Em Suzano, o endereço é rua Augusta Aparecida Carvalho Morais, 250 Jardim Santa Helena. Telefone (11) 4741-3333.