Ação foi realizada na sede do Poupatempo de Suzano e reforçou orientações a respeito de cuidados com a saúde e dos direitos assegurados pela Lei Maria da Penha
A Secretaria Municipal de Governo, por meio do Departamento da Mulher, realizou nesta quinta-feira (10/12) uma roda de conversa sobre prevenção ao câncer e violência doméstica no Poupatempo da cidade, situado no estacionamento do Suzano Shopping (rua Sete de Setembro, 555 – Conjunto Residencial Iraí). A ação reforçou as orientações sobre cuidados com a saúde do público feminino e contribuiu para o conhecimento das participantes sobre os direitos que são assegurados pela Lei Maria da Penha. A iniciativa integra a programação relacionada à campanha Outubro Rosa, que foi organizada pela Prefeitura de Suzano para discutir não só o câncer de mama e o câncer do colo do útero como também outros temas de interesse das mulheres.
Entre os assuntos abordados, foi dada especial atenção para a relação existente entre o sofrimento causado pela violência doméstica e o processo de desenvolvimento dos diferentes tipos de câncer. Neste sentido, houve menção à rede de suporte existente no município, para que as mulheres possam buscar apoio e denunciar agressões. Entre as possibilidades citadas incluem-se a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Suzano (rua Presidente Nereu Ramos, 302 – Jardim Santa Helena), onde está instalada a Sala Rosa; o Centro de Referência e Apoio à Vítima (Cravi) de Suzano, nas salas 14 e 15 do Paço Municipal, localizado na rua Baruel, 501; a Clínica da Mulher Claudete Oliveira dos Santos (rua Kazuo Kajiwara, 91 – Parque Santa Rosa); e a Patrulha Maria da Penha, da Guarda Civil Municipal (GCM), que atende pelos números (11) 4746-3297, (11) 4745-2150 ou pelo 153.
A coordenadora do Departamento da Mulher, Maria Margarida Mesquita, que conduziu a ação no Poupatempo ao lado da responsável pelo grupo “Voluntárias do Amor”, Samara Motta, destacou a importância dos esclarecimentos sobre os direitos das mulheres. “Elas precisam saber que não estão sozinhas. No município, contamos com inúmeros polos de atendimento às vítimas de violência doméstica, porque sabemos da gravidade desta situação. Viemos aqui justamente para mostrar as consequências das agressões para a saúde delas. As experiências vividas no dia a dia podem causar problemas que vão além das questões físicas. O abalo psicológico pode contribuir com o aparecimento de doenças graves, que devem ser evitadas com as denúncias”, afirmou a coordenadora, que também é presidente da Comissão das Mulheres Advogadas da 55ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), situada em Suzano.
Outras ações
Nesta segunda quinzena de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde também realizará ações referentes à campanha, organizando palestras com as equipes multidisciplinares. Na próxima segunda-feira (14/10), a atividade ocorrerá na Unidade de Saúde da Família (USF) Onésia Benedita Miguel, no Jardim Suzanópolis (rua Leonor Edmee de Castro, 205) , às 9 horas. No dia 15 (terça-feira), as orientações serão passadas aos munícipes na USF do Jardim Europa (estrada Takashi Kobata, 1.608), às 10 horas. Em 23 de outubro (quarta-feira), a ação será desenvolvida na USF Maria Inês Pinto dos Santos, no Jardim Revista (rua Santo Antônio, 325), às 8h30. E no dia 24 (quinta-feira), o trabalho se fará presente na USF Vereador Marsal Lopes Rosa, na Vila Amorim (rua Professor Jeremia, 456), às 8 horas.
Seguindo a programação da pasta, em 25 de outubro (sexta-feira), o mesmo ocorrerá na USF Dr. Eduardo Nakamura (rua Mário Bochetti, 680 – Miguel Badra Baixo), às 9 horas. Ainda está prevista uma roda de conversa com a equipe da USF Antonio Marques de Carvalho, no Jardim Maitê (rua Pedro Felipe Reis do Nascimento, 225), que receberá os munícipes nesse mesmo dia, às 9 horas. As orientações nas USFs seguem no dia 30 (quarta-feira), na USF Vereador Gregório Bonifácio da Silva, na Vila Fátima (rua Nicácio da Silva Bastos, 75), às 14 horas.
O prefeito Rodrigo Ashiuchi frisou que a administração municipal está mobilizada para proporcionar às mulheres as orientações sobre os cuidados e os canais de atendimento disponibilizados em Suzano. “Na campanha Outubro Rosa, temos uma oportunidade de discutir de forma mais intensa vários aspectos relacionados aos assuntos de interesse das mulheres. As informações, a rede de apoio e os exames são fundamentais para melhorarmos a qualidade de vida e o bem-estar das moradoras. Por isso, organizamos uma programação ampla, com atividades em diferentes pontos da cidade, de forma que podemos contemplar uma grande quantidade de munícipes”, sublinhou o chefe do Executivo suzanense.