InícioRibeirão PìresSaiba como reciclar em Ribeirão Pires e contribuir para a preservação ambiental

Saiba como reciclar em Ribeirão Pires e contribuir para a preservação ambiental

Coleta seletiva, descarte de lixo eletrônico e ações como o Tigela Cheia fazem parte das estratégias de sustentabilidade, alinhadas aos ODS da ONU

A Prefeitura de Ribeirão Pires tem adotado uma série de medidas para facilitar a reciclagem e o descarte consciente de resíduos, alinhando suas políticas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. Essas ações visam promover a sustentabilidade e contribuir para o cumprimento de metas globais, como o ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, e o ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis.

Uma das principais iniciativas é a Coleta Seletiva, que abrange todos os bairros da cidade e pode ser agendada pelo aplicativo Ribeirão Pires Digital. Este serviço está em conformidade com o ODS 11, ao melhorar a gestão de resíduos sólidos e tornar as cidades mais inclusivas e sustentáveis. A separação adequada dos materiais recicláveis contribui para o ODS 12, promovendo a redução de resíduos e o consumo responsável de recursos.

Para reforçar o descarte correto de lixo eletrônico, a Prefeitura organiza um Drive-Thru toda última quarta-feira do mês, no Paço Municipal (Rua Miguel Prisco, 288 – Centro). A ação previne que esses materiais, ricos em metais pesados, contaminem o meio ambiente, alinhando-se às metas do ODS 12, que propõe uma gestão ambientalmente correta dos resíduos químicos e eletrônicos.

A iniciativa Tigela Cheia, realizada todo último sábado do mês na Vila do Doce (Rua Boa Vista, s/n – Centro), contribui diretamente para o bem-estar animal e para a conscientização sobre o reaproveitamento de materiais. Por meio da troca de garrafas pet por ração, a Prefeitura promove o consumo sustentável e incentiva a participação social, além de apoiar o ODS 15 – Vida Terrestre, ao fomentar a adoção de cães e gatos e garantir a vacinação antirrábica.

O descarte de lâmpadas é realizado no estande da Reciclus, no Paço Municipal, além das unidades da Cooperhodia. A reciclagem correta dessas lâmpadas, que contêm mercúrio, contribui para minimizar os danos ambientais, reforçando o compromisso com o ODS 12, que incentiva o manejo seguro de substâncias tóxicas e a redução de sua emissão para o ambiente.

Para o descarte seguro de medicamentos usados, as farmácias da cidade estão à disposição, enquanto pilhas e baterias podem ser entregues em supermercados, Casas Bahia e no Paço Municipal. Essas medidas, focadas no descarte seguro de resíduos perigosos, também colaboram com o ODS 3 – Saúde e Bem-Estar, ao prevenir a contaminação do solo e da água.

Por fim, a reciclagem de tampinhas de garrafa é incentivada por meio de um ponto de coleta na Rua João Domingues de Oliveira, 320, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Esta ação ajuda a reduzir os resíduos plásticos e está alinhada aos objetivos de consumo e produção sustentáveis – ODS 12.

A adoção dessas iniciativas demonstra o compromisso da Prefeitura de Ribeirão Pires com a Agenda 2030 e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Ao integrar as metas globais em suas políticas locais, o município não só avança na preservação ambiental, mas também contribui para a construção de uma sociedade mais justa e responsável.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher