InícioMapa do TesouroCarreta da mamografia faz atendimento na USF do Jardim Suzanópolis

Carreta da mamografia faz atendimento na USF do Jardim Suzanópolis

Unidade recebe mulheres a livre demanda para exames de mamografia e absorve parte dos encaminhamentos para ultrassonografia; serviço deve permanecer no local até o final de outubro

A carreta da mamografia do projeto “Saúde Itinerante” iniciou na última quinta-feira (10/10) mais uma fase de atendimentos em Suzano. O equipamento agora está na Unidade de Saúde da Família (USF) Onésia Benedita Miguel (rua Leonor Edmee de Castro, 205 – Jardim Suzanópolis) recebendo mulheres a livre demanda para exames de mamografia e absorvendo parte dos encaminhamentos para ultrassonografia da cidade. O serviço deve permanecer no local até o fim de outubro.

Nos dois primeiros dias foram realizadas 96 mamografias, mas desde 5 de agosto – data em que foram iniciados os trabalhos -, a Secretaria Municipal de Saúde já registrou 1.997 mamografias e 889 ultrassonografias feitas. O equipamento passou pela USF Manuel Evangelista Oliveira, no Jardim São José; pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Doutor Isack Oguime, no Parque Maria Helena; e pela rua Sebastião Moreira, 111, no bairro Parque Palmeiras, atendendo as três regiões da cidade.

Diariamente as equipes entregam cerca de 45 senhas para a realização das mamografias. A distribuição ocorre a partir das 7h30 e o atendimento segue até as 16h30. A ideia da iniciativa é tornar a realização de exames de imagem mais acessível para a população. O município está próximo de bater a meta estipulada no início da ação, que é de realizar 2 mil mamografias e 1,2 mil ultrassonografias de diversas outras especialidades, atendendo pacientes já agendadas pelo setor de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde, conforme demanda registrada nas unidades.

O atendimento às mulheres de 50 a 69 anos está sendo feito sem necessidade de pedido médico. As munícipes dessa faixa etária devem apresentar apenas documento de identidade com foto e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Já os exames nas mulheres com idade entre 35 e 49 anos e acima dos 70 anos serão feitos mediante solicitação de médico ou enfermeiro, além dos documentos já citados.

No dia do exame, deve ser evitado o uso de cosméticos como desodorante, creme e talco. Também recomenda-se a realização do procedimento entre o 5º e o 10º dia após a data de início da última menstruação. Caso a paciente tenha feito algum exame de contraste venoso, deve ser aguardado um período de 48 horas antes da mamografia. Em geral, esse procedimento também não é feito em gestantes e lactantes.

O secretário Diego Ferreira recomendou que as mulheres que vivem nos bairros do centro expandido aproveitem o retorno da carreta para a região. “A prevenção, não só ao câncer de mama mas a outros também, é muito importante e o Outubro Rosa é um mês que reforça isso. A carreta vem fazendo um grande trabalho na cidade e agora retornou para o centro. As mulheres que ainda não realizaram os exames precisam fazê-lo e essa é uma grande oportunidade. A mamografia é feita à livre demanda, então é só chegar, pegar a senha e passar pelo atendimento”, lembrou Ferreira.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher