Ite aos 64 anos
Natural da capital paulista, o ex-vereador de Ferraz de Vasconcelos,
José Luiz de Souza Neto, o Ite, de 64 anos, morreu vítima de embolia pulmonar, na manhã de quinta-feira, dia 17, em Barretos (SP).
O ex-parlamentar ferrazense cumpriu dois mandatos consecutivos, de 1993 a 2000. Com isso, a cidade perdeu um grande homem público.
O corpo foi velado na Câmara Municipal e sepultado no Cemitério Parque do Cambiri.
De acordo com familiares, na segunda-feira, dia 14, o ex-vereador passou por uma cirurgia bem-sucedida no fêmur, tendo alta médica dois dias depois. Em casa, tudo parecia normal, todavia, na manhã de quinta-feira, sentiu-se um mal-estar, seguido de uma queda que acabou também contribuindo com a sua morte.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, contudo, infelizmente, Ite não resistiu.
Apesar de ser uma pessoa extrovertida no dia a dia, Ite desempenhou a vereança local de maneira discreta. Raramente, usava a tribuna da Câmara Municipal para expressar o seu ponto de vista político. Em todo caso, era habilidoso nos bastidores e, portanto, sabia como ninguém intermediar soluções de moradores junto ao Poder Executivo, demais
órgãos públicos e privados.
Por seu prestígio político, na primeira metade do seu segundo mandato, ou seja, nos anos de 1997 a 1998, Ite foi eleito como segundo secretário da então Mesa Diretora da Casa.
Em 2000, por sua vez, tentou a sua reeleição para o terceiro cargo seguido, no entanto, acabou não alcançando o êxito necessário para garantir mais uma vitória para
continuar representando o povo ferrazense.
Na ocasião, mesmo assim não deixou a vida pública ao ser escolhido como secretário municipal de Esportes, de 2001 a 2004, durante a segunda gestão do então prefeito, José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta.
Além disso, trabalho como assessor parlamentar na Câmara Municipal de São Paulo. Era aposentado da prefeitura paulistana e atuou ainda como empresário. Durante muitos anos, possuiu uma desentupidora.
Vínculo
Ite morou a parte da sua vida no Conjunto Residencial Presidente Castelo Branco, na região da Vila Santo Antônio, porém, há sete anos mudou-se para Barretos. Na prática, o ex-vereador vivia no eixo interior paulista, Ferraz de Vasconcelos e a capital paulista.
Ele deixou os filhos Mário, Douglas, Michelly, Érica e Larissa e os netos
Maria Eduarda, Noami, Núbia, Noah, Mel, Ana Carolina, Sofia, Mariana e
Agnes. Corintiano roxo, adorava samba, pagode, carnaval e lutava pelo
movimento afrodescendente.