InícioMapa do TesouroSucesso do 45º Empreendedor do Ano da ACMC impulsiona planos para edição...

Sucesso do 45º Empreendedor do Ano da ACMC impulsiona planos para edição ainda maior em 2025

A realização da 45ª edição do Empreendedor do Ano da Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC, na noite desta terça-feira (22), no Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe), superou todas as expectativas de seus organizadores. Tanto é que, mal terminou o evento de 2024, a presidente da ACMC, Fádua Sleiman, já está planejando a edição de 2025, motivada pelo êxito desta edição. A ideia, para o ano que vem, é associar o evento com uma feira de empreendedorismo em parceria com as entidades representativas do comércio e da indústria. “Ainda estamos pensando em como fazer o evento neste formato. Para cada ano, planejamos sempre algo diferente para valorizar o empresário da nossa Cidade. Vamos convidar os respectivos representantes para uma discussão sobre esta possibilidade, assim como o poder público, na pessoa da prefeita eleita Mara Bertaiolli]”, revela a presidente da ACMC, que já adianta que a edição de 2025 será algo ainda mais ambicioso.

Neste ano, o evento apostou em um formato, também diferente, corporativo e social, com caráter beneficente, e o tema “Prata da Casa” foi muito bem aceito pelos empresários e pela sociedade que reconhece os feitos da entidade nas pessoas dos diretores homenageados e dos empresários outorgados com o prêmio Empreendedor do Ano.

Cerca de 400 convidados prestigiaram o evento, entre diretoria da ACMC, autoridades, convidados e imprensa que estavam ali para aplaudir e edificar o título dos homenageados, empreendedores que se destacaram em seus respectivos setores, reconhecendo suas contribuições para o fortalecimento do comércio local e o desenvolvimento econômico de Mogi das Cruzes.

Além da participação do público e de empresários, o evento contou com a presença de autoridades de Mogi e Região, como o prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, secretários e vereadores da Cidade, além de prefeitos da região, como o prefeito de Suzano e vice-presidente Conselho Fiscal do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (CONDEMAT +), Rodrigo Ashiuchi; do prefeito de Arujá, Luís Antonio de Camargo; e do prefeito de Guarulhos, presidente do (CONDEMAT +) e vice-presidente de Regiões Metropolitanas de Frente Nacional de Prefeitos, Gustavo Henric Costa, o Guti, que demonstraram apoio e reconhecimento à força e relevância da ACMC.


O “Prata da Casa” fez uma homenagem especial à Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes, sob a batuta do maestro Lélis Gerson e a participação especial de Aline Chiaradia. Outro homenageado foi o atleta Willian Lima, que conquistou duas medalhas para o Brasil (uma de prata e outra de bronze), nas Olimpíadas de Paris, é presença confirmada. O judoca foi outorgado por ser “Prata da Casa” – ele nasceu em Mogi das Cruzes. Ele levou ao evento o espírito de perseverança e conquista, características que inspiram os empreendedores.

O Empreendedor do Ano prestou justa homenagem a quatro ex-diretores da entidade que ajudaram a fomentar, com excelência, a Associação que está completando 104 anos: Vittório Di Bello, da Fontágua (não esteve presente por motivos de saúde); José de Moura Campos Neto, do Sancet Medicina Diagnóstica; Ruy Moraes Novaes, da empresa Arrumando a Casa e Aimberê Campos da Silva, da Liga Mídia, que atualmente faz parte do Conselho Consultivo.

Além deles, cinco outros empresários receberam o Prêmio Empreendedor do Ano nas categorias Comércio: Fernanda Calimazzo, da Calimazzo Madeiras; Tradição: Roberto Assi, da Papiros Papelaria; Empreendedora Feminina: Marlene Satie Yamada Odasima, da Clínica Dura-Mater; Prestador de Serviço: Marco Godofredo, da MedQuest – Medicina Diagnóstica – Mogi das Cruzes e Jovem Empreendedor: Alex Uehara, da Yu Izakaya Restaurante. 

“O nosso evento reafirma o compromisso da ACMC em valorizar e incentivar o comércio local, reconhecendo os esforços daqueles que contribuem diariamente para o crescimento da economia de Mogi das Cruzes. A expectativa é que o evento continue a evoluir, servindo de motivação para os empreendedores da região e tornando-o um símbolo de união e inovação para o comércio local”, comenta Fádua Sleiman, lembrando do viés beneficente do evento.

Nesta edição, cada um dos 400 convidados fez a doação de um quilo de leite em pó. A arrecadação será entregue ao Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes.  

Com o sucesso recente ainda vivo na memória dos participantes, a edição de 2025 já é aguardada com expectativa, prometendo ser uma celebração ainda mais grandiosa do empreendedorismo mogiano. 

Perfil dos homenageados

Diretores – “Prata da Casa”

Ruy Moraes Novaes – Arrumando a Casa

Ruy Moraes Novaes, de 69 anos, nascido em Cruzeiro, no Vale do Paraíba, e há 47 anos morando em Mogi das Cruzes, é um diretor “Prata da Casa”. Foi aqui, cidade onde escolheu construir sua vida e deixar um legado, que ele criou a Arrumando a Casa, há 32 anos, que nasceu como uma indústria de almofadas, passando depois a confeccionar estofados e cadeiras, até chegar à parte de marcenaria, para a fabricação dos móveis planejados e display para cosméticos, vendendo para todo o Brasil. Há três anos, contudo, Ruy resolveu parar com a linha de produção para focar na loja, onde são vendidos móveis de primeira qualidade – para mobiliar toda a casa -, de parceiros escolhidos pelo próprio Ruy, que preza por produtos de altíssima qualidade, primando pela excelência e respeito pelo cliente. Ruy é casado com Rosana, há 40 anos, e pai de Marco Antônio e Lucas Tadeu.

  
Aimberê Campos da Silva – Liga Mídia

Aimberê Campos da Silva, da Liga Mídia, é um exemplo de dedicação e sucesso no comércio local. Com 83 anos, Aimberê nasceu em Suzano, na época ainda parte de Mogi das Cruzes, e é um dos mais ilustres representantes do empreendedorismo mogiano. Viúvo há dois anos, ele tem dois filhos, Aimberê, que é conhecido como Buby, casado com Priscila, e o Eduardo, casado com Maria Carolina, além de três netos: Júlia, Maria Clara e Júlio, que são parte essencial de sua vida e trajetória.

Sua carreira no comércio é extensa e diversificada, abrangendo desde papelarias, livrarias, lojas de roupas, até uma agência de correios. Nos últimos dez anos, Aimberê passou a atuar com o filho Eduardo, na empresa de comunicação digital Liga Mídia, mostrando sua capacidade de adaptação às novas demandas do mercado.

A participação de Aimberê na Associação Comercial de Mogi das Cruzes é longa e marcante, com cerca de 40 anos de envolvimento. Ele foi incentivado a ingressar na entidade pelo saudoso Ayrton Nogueira, seu sócio e então presidente da Associação. Esta é a primeira vez que Aimberê recebe uma homenagem do porte do “Prata da Casa”, e ele expressa grande honra pelo reconhecimento de sua atuação e contribuição ao longo dessas décadas.

Sempre ativo e presente, Aimberê é uma referência de liderança e compromisso com a comunidade, contando com o constante apoio de sua família. Seu conselho para os jovens empreendedores é claro: buscar capacitação e recorrer ao Sebrae para trilhar um caminho promissor.

José de Moura Campos Neto – Sancet Medicina Diagnóstica

O outro diretor “Prata da Casa” é o José de Moura Campos Neto – Sancet Medicina Diagnóstica, nesta oportunidade representado pela filha Marina Campos, mestre e doutora em Análises Clínicas pela Universidade de São Paulo (USP), professora de gestão de pessoas e desenvolvimento humano e sócia no Sancet. O pequeno laboratório de patologia clínica (especialidade médica de apoio diagnóstico e terapêutico), surgido em Mogi das Cruzes, no dia 20 de janeiro de 1980, cresceu e, após 44 anos de atividades, estendeu suas atividades pela cidade e região, chegando hoje a mais de 16 unidades, além da matriz. Com sete delas funcionando em Mogi (três na área central, mais Mogilar, César de Souza, Braz Cubas e Vila Oliveira), há outras três unidades em Suzano, além das instaladas em Itaquaquecetuba, Guararema, Ferraz de Vasconcelos, Poá, Biritiba Mirim, Santa Isabel e Arujá. O Sancet oferece uma ampla gama de serviços laboratoriais a exames de rotina, como hemograma completo e Papanicolaou, até testes especializados, como sexagem fetal, T4 livre e TSH, garantindo resultados precisos e confiáveis.

Vittório Di Bello – Fontágua

Homenageados Empreendedor do Ano

Comércio: Fernanda Calimazzo, da Calimazzo Madeiras

Fernanda Calimazzo tem 48 anos e é formada em Biomedicina. Casada com Washington Luiz, eles são pais de José Lucas e da Maria Eduarda. Apesar de ter escolhido ser biomédica, se rendeu aos encantos da loja fundada pelo pai dela, Francesco Calimazzo, há 51 anos: a Calimazzo Madeiras. Hoje, além de ser sócia-proprietária, Fernanda cuida das finanças da empresa, localizada na Vila Rubens, ao lado dos irmãos André e Roberta. A Calimazzo Madeiras tem projetos de expansão e está abrindo uma nova loja em Mogi, em frente da atual, mas com um novo conceito para o ramo moveleiro. Hoje, a Calimazzo vende não só para Mogi das Cruzes, mas também para toda a Região do Alto Tietê e Litoral de São Paulo.

Tradição: Roberto Assi, da Papiros Papelaria

Há 43 anos, a Papiros Papelaria, do casal de mogianos Roberto Assi e Sara Assi, atende o público, comercializando material escolar, de escritório e também no setor de gráfica rápida. A tradição, contudo, teve de se render à modernidade, e hoje a Papiros tem vendas online, por meio do WhatsApp e e-mail, e possui entrega por meio do sistema delivery. De blocos de anotação a sofisticados artigos de papelaria, a Papiros investe em manter um estoque atualizado, sempre de olho nas tendências e nas necessidades do seu público consumidor e assim conquistou um lugar especial na vida dos mogianos. Com um atendimento gentil e personalizado, a Papiros mantém uma relação de proximidade com seus clientes, buscando sempre entender e atender bem os consumidores. Engenheiro mecânico e de segurança, de formação, Roberto Assi e a esposa, Sara, pedagoga e bacharel em Direito, fundaram a Papiros, antes mesmo de se casarem. E seguem firmes no comando da papelaria, sinônimo de tradição, qualidade e confiança.

Empreendedor Feminino: Marlene Satie Yamada Odasima, da Clínica Dura-Mater

A fisioterapeuta Marlene Satie Yamada Odasima, que também atua como máster coach, é formada pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), há 23 anos. Ela é responsável pela Clínica Dura-Mater, fundada há 36 anos, em Mogi das Cruzes, com atendimento a pacientes de toda a Região. Com o compromisso de manter os mais altos padrões de qualidade, Marlene, que é filha de pais comerciantes (do seu Riyujo e dona Jacira), faz questão de também atender no espaço, onde o cuidado integral à saúde é prioridade. Ela chega na Dura-Mater, por volta de 6 horas e só saio de lá, em torno das 22 horas. A Clínica oferece uma gama de atendimento nos setores de Fisioterapia, RPG, Hidroterapia, Reabilitação Funcional, Acupuntura, Psicologia, Nutrição e Pilates. Na parte administrativa e financeira, ela conta com a ajuda de seu sócio, Celso Fernando Berenguel. Sua trajetória como empreendedora serve de inspiração para outras mulheres que desejam se firmar no mercado de saúde, com a missão de promover bem-estar e saúde com dedicação e profissionalismo.

Prestador de Serviço: Marco Godofredo, da MedQuest – Medicina Diagnóstica – Mogi das Cruzes

Há 11 anos, a MedQuest – Medicina Diagnóstica nascia em Mogi das Cruzes, em unidade instalada na Rua Presidente Campos Salles, 1.100, no Jardim Santista. Uma empresa familiar sob o comando dos irmãos e sócios Marco César Godofredo, Marcelo Carlos Godofredo e Maurício Carlos Godofredo. Ao lado de Marco está a esposa, Cláudia. Com um conjunto de médicos altamente qualificados e experientes em medicina diagnóstica, se destaca por priorizar a busca pela excelência, por acreditar que o seu papel vai muito além da entrega de resultados de exames e procedimentos. Um ano depois, em 2014, a MedQuest expandiu, inaugurando uma unidade em Suzano, que em 2020, ganhou outra unidade, desta vez na Clínica Saint Nicholas. Todas elas integram o Grupo Medcare, referência em atendimento médico.

Jovem Empreendedor: Alex Uehara, da Yu Izakaya Restaurante

Com uma gestão dinâmica e inovadora, o jovem empreendedor Alex Uehara, do recém-inaugurado Yu Izakaya Restaurante, tem mostrado que, mesmo em pouco tempo, é possível criar um negócio de sucesso quando há dedicação, paixão e visão. O restaurante é focado na cultura de Okinawa, uma incrível província do Japão rica em belezas naturais, com uma tradição festiva e uma culinária encantadora. O cardápio do empreendimento foi criado baseado em receitas caseiras de várias gerações da família de Alex, com combinações de sabores incríveis, ingredientes frescos e de primeira qualidade!
 
Tendência ao redor do mundo, ‘Izakaya’ é um tipo de bar japonês que mistura restaurante e boteco. Além de servirem pratos mais conhecidos da culinária japonesa, os clientes encontram outros pratos mais tradicionais e caseiros. Um local casual, para petiscar e beber com os amigos e a família, onde a combinação da tradição da culinária oriental ganha toques modernos e criativos.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher