A realização da 45ª edição do Empreendedor do Ano da Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC, na noite desta terça-feira (22), no Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe), superou todas as expectativas de seus organizadores. Tanto é que, mal terminou o evento de 2024, a presidente da ACMC, Fádua Sleiman, já está planejando a edição de 2025, motivada pelo êxito desta edição. A ideia, para o ano que vem, é associar o evento com uma feira de empreendedorismo em parceria com as entidades representativas do comércio e da indústria. “Ainda estamos pensando em como fazer o evento neste formato. Para cada ano, planejamos sempre algo diferente para valorizar o empresário da nossa Cidade. Vamos convidar os respectivos representantes para uma discussão sobre esta possibilidade, assim como o poder público, na pessoa da prefeita eleita Mara Bertaiolli]”, revela a presidente da ACMC, que já adianta que a edição de 2025 será algo ainda mais ambicioso.
Neste ano, o evento apostou em um formato, também diferente, corporativo e social, com caráter beneficente, e o tema “Prata da Casa” foi muito bem aceito pelos empresários e pela sociedade que reconhece os feitos da entidade nas pessoas dos diretores homenageados e dos empresários outorgados com o prêmio Empreendedor do Ano.
Cerca de 400 convidados prestigiaram o evento, entre diretoria da ACMC, autoridades, convidados e imprensa que estavam ali para aplaudir e edificar o título dos homenageados, empreendedores que se destacaram em seus respectivos setores, reconhecendo suas contribuições para o fortalecimento do comércio local e o desenvolvimento econômico de Mogi das Cruzes.
Além da participação do público e de empresários, o evento contou com a presença de autoridades de Mogi e Região, como o prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, secretários e vereadores da Cidade, além de prefeitos da região, como o prefeito de Suzano e vice-presidente Conselho Fiscal do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (CONDEMAT +), Rodrigo Ashiuchi; do prefeito de Arujá, Luís Antonio de Camargo; e do prefeito de Guarulhos, presidente do (CONDEMAT +) e vice-presidente de Regiões Metropolitanas de Frente Nacional de Prefeitos, Gustavo Henric Costa, o Guti, que demonstraram apoio e reconhecimento à força e relevância da ACMC.
O “Prata da Casa” fez uma homenagem especial à Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes, sob a batuta do maestro Lélis Gerson e a participação especial de Aline Chiaradia. Outro homenageado foi o atleta Willian Lima, que conquistou duas medalhas para o Brasil (uma de prata e outra de bronze), nas Olimpíadas de Paris, é presença confirmada. O judoca foi outorgado por ser “Prata da Casa” – ele nasceu em Mogi das Cruzes. Ele levou ao evento o espírito de perseverança e conquista, características que inspiram os empreendedores.
O Empreendedor do Ano prestou justa homenagem a quatro ex-diretores da entidade que ajudaram a fomentar, com excelência, a Associação que está completando 104 anos: Vittório Di Bello, da Fontágua (não esteve presente por motivos de saúde); José de Moura Campos Neto, do Sancet Medicina Diagnóstica; Ruy Moraes Novaes, da empresa Arrumando a Casa e Aimberê Campos da Silva, da Liga Mídia, que atualmente faz parte do Conselho Consultivo.
Além deles, cinco outros empresários receberam o Prêmio Empreendedor do Ano nas categorias Comércio: Fernanda Calimazzo, da Calimazzo Madeiras; Tradição: Roberto Assi, da Papiros Papelaria; Empreendedora Feminina: Marlene Satie Yamada Odasima, da Clínica Dura-Mater; Prestador de Serviço: Marco Godofredo, da MedQuest – Medicina Diagnóstica – Mogi das Cruzes e Jovem Empreendedor: Alex Uehara, da Yu Izakaya Restaurante.
“O nosso evento reafirma o compromisso da ACMC em valorizar e incentivar o comércio local, reconhecendo os esforços daqueles que contribuem diariamente para o crescimento da economia de Mogi das Cruzes. A expectativa é que o evento continue a evoluir, servindo de motivação para os empreendedores da região e tornando-o um símbolo de união e inovação para o comércio local”, comenta Fádua Sleiman, lembrando do viés beneficente do evento.
Nesta edição, cada um dos 400 convidados fez a doação de um quilo de leite em pó. A arrecadação será entregue ao Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes.
Com o sucesso recente ainda vivo na memória dos participantes, a edição de 2025 já é aguardada com expectativa, prometendo ser uma celebração ainda mais grandiosa do empreendedorismo mogiano.
Perfil dos homenageados
Diretores – “Prata da Casa”
Ruy Moraes Novaes – Arrumando a Casa
Ruy Moraes Novaes, de 69 anos, nascido em Cruzeiro, no Vale do Paraíba, e há 47 anos morando em Mogi das Cruzes, é um diretor “Prata da Casa”. Foi aqui, cidade onde escolheu construir sua vida e deixar um legado, que ele criou a Arrumando a Casa, há 32 anos, que nasceu como uma indústria de almofadas, passando depois a confeccionar estofados e cadeiras, até chegar à parte de marcenaria, para a fabricação dos móveis planejados e display para cosméticos, vendendo para todo o Brasil. Há três anos, contudo, Ruy resolveu parar com a linha de produção para focar na loja, onde são vendidos móveis de primeira qualidade – para mobiliar toda a casa -, de parceiros escolhidos pelo próprio Ruy, que preza por produtos de altíssima qualidade, primando pela excelência e respeito pelo cliente. Ruy é casado com Rosana, há 40 anos, e pai de Marco Antônio e Lucas Tadeu.
Aimberê Campos da Silva – Liga Mídia
Aimberê Campos da Silva, da Liga Mídia, é um exemplo de dedicação e sucesso no comércio local. Com 83 anos, Aimberê nasceu em Suzano, na época ainda parte de Mogi das Cruzes, e é um dos mais ilustres representantes do empreendedorismo mogiano. Viúvo há dois anos, ele tem dois filhos, Aimberê, que é conhecido como Buby, casado com Priscila, e o Eduardo, casado com Maria Carolina, além de três netos: Júlia, Maria Clara e Júlio, que são parte essencial de sua vida e trajetória.
Sua carreira no comércio é extensa e diversificada, abrangendo desde papelarias, livrarias, lojas de roupas, até uma agência de correios. Nos últimos dez anos, Aimberê passou a atuar com o filho Eduardo, na empresa de comunicação digital Liga Mídia, mostrando sua capacidade de adaptação às novas demandas do mercado.
A participação de Aimberê na Associação Comercial de Mogi das Cruzes é longa e marcante, com cerca de 40 anos de envolvimento. Ele foi incentivado a ingressar na entidade pelo saudoso Ayrton Nogueira, seu sócio e então presidente da Associação. Esta é a primeira vez que Aimberê recebe uma homenagem do porte do “Prata da Casa”, e ele expressa grande honra pelo reconhecimento de sua atuação e contribuição ao longo dessas décadas.
Sempre ativo e presente, Aimberê é uma referência de liderança e compromisso com a comunidade, contando com o constante apoio de sua família. Seu conselho para os jovens empreendedores é claro: buscar capacitação e recorrer ao Sebrae para trilhar um caminho promissor.
José de Moura Campos Neto – Sancet Medicina Diagnóstica
O outro diretor “Prata da Casa” é o José de Moura Campos Neto – Sancet Medicina Diagnóstica, nesta oportunidade representado pela filha Marina Campos, mestre e doutora em Análises Clínicas pela Universidade de São Paulo (USP), professora de gestão de pessoas e desenvolvimento humano e sócia no Sancet. O pequeno laboratório de patologia clínica (especialidade médica de apoio diagnóstico e terapêutico), surgido em Mogi das Cruzes, no dia 20 de janeiro de 1980, cresceu e, após 44 anos de atividades, estendeu suas atividades pela cidade e região, chegando hoje a mais de 16 unidades, além da matriz. Com sete delas funcionando em Mogi (três na área central, mais Mogilar, César de Souza, Braz Cubas e Vila Oliveira), há outras três unidades em Suzano, além das instaladas em Itaquaquecetuba, Guararema, Ferraz de Vasconcelos, Poá, Biritiba Mirim, Santa Isabel e Arujá. O Sancet oferece uma ampla gama de serviços laboratoriais a exames de rotina, como hemograma completo e Papanicolaou, até testes especializados, como sexagem fetal, T4 livre e TSH, garantindo resultados precisos e confiáveis.
Vittório Di Bello – Fontágua
Homenageados Empreendedor do Ano
Comércio: Fernanda Calimazzo, da Calimazzo Madeiras
Fernanda Calimazzo tem 48 anos e é formada em Biomedicina. Casada com Washington Luiz, eles são pais de José Lucas e da Maria Eduarda. Apesar de ter escolhido ser biomédica, se rendeu aos encantos da loja fundada pelo pai dela, Francesco Calimazzo, há 51 anos: a Calimazzo Madeiras. Hoje, além de ser sócia-proprietária, Fernanda cuida das finanças da empresa, localizada na Vila Rubens, ao lado dos irmãos André e Roberta. A Calimazzo Madeiras tem projetos de expansão e está abrindo uma nova loja em Mogi, em frente da atual, mas com um novo conceito para o ramo moveleiro. Hoje, a Calimazzo vende não só para Mogi das Cruzes, mas também para toda a Região do Alto Tietê e Litoral de São Paulo.
Tradição: Roberto Assi, da Papiros Papelaria
Há 43 anos, a Papiros Papelaria, do casal de mogianos Roberto Assi e Sara Assi, atende o público, comercializando material escolar, de escritório e também no setor de gráfica rápida. A tradição, contudo, teve de se render à modernidade, e hoje a Papiros tem vendas online, por meio do WhatsApp e e-mail, e possui entrega por meio do sistema delivery. De blocos de anotação a sofisticados artigos de papelaria, a Papiros investe em manter um estoque atualizado, sempre de olho nas tendências e nas necessidades do seu público consumidor e assim conquistou um lugar especial na vida dos mogianos. Com um atendimento gentil e personalizado, a Papiros mantém uma relação de proximidade com seus clientes, buscando sempre entender e atender bem os consumidores. Engenheiro mecânico e de segurança, de formação, Roberto Assi e a esposa, Sara, pedagoga e bacharel em Direito, fundaram a Papiros, antes mesmo de se casarem. E seguem firmes no comando da papelaria, sinônimo de tradição, qualidade e confiança.
Empreendedor Feminino: Marlene Satie Yamada Odasima, da Clínica Dura-Mater
A fisioterapeuta Marlene Satie Yamada Odasima, que também atua como máster coach, é formada pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), há 23 anos. Ela é responsável pela Clínica Dura-Mater, fundada há 36 anos, em Mogi das Cruzes, com atendimento a pacientes de toda a Região. Com o compromisso de manter os mais altos padrões de qualidade, Marlene, que é filha de pais comerciantes (do seu Riyujo e dona Jacira), faz questão de também atender no espaço, onde o cuidado integral à saúde é prioridade. Ela chega na Dura-Mater, por volta de 6 horas e só saio de lá, em torno das 22 horas. A Clínica oferece uma gama de atendimento nos setores de Fisioterapia, RPG, Hidroterapia, Reabilitação Funcional, Acupuntura, Psicologia, Nutrição e Pilates. Na parte administrativa e financeira, ela conta com a ajuda de seu sócio, Celso Fernando Berenguel. Sua trajetória como empreendedora serve de inspiração para outras mulheres que desejam se firmar no mercado de saúde, com a missão de promover bem-estar e saúde com dedicação e profissionalismo.
Prestador de Serviço: Marco Godofredo, da MedQuest – Medicina Diagnóstica – Mogi das Cruzes
Há 11 anos, a MedQuest – Medicina Diagnóstica nascia em Mogi das Cruzes, em unidade instalada na Rua Presidente Campos Salles, 1.100, no Jardim Santista. Uma empresa familiar sob o comando dos irmãos e sócios Marco César Godofredo, Marcelo Carlos Godofredo e Maurício Carlos Godofredo. Ao lado de Marco está a esposa, Cláudia. Com um conjunto de médicos altamente qualificados e experientes em medicina diagnóstica, se destaca por priorizar a busca pela excelência, por acreditar que o seu papel vai muito além da entrega de resultados de exames e procedimentos. Um ano depois, em 2014, a MedQuest expandiu, inaugurando uma unidade em Suzano, que em 2020, ganhou outra unidade, desta vez na Clínica Saint Nicholas. Todas elas integram o Grupo Medcare, referência em atendimento médico.
Jovem Empreendedor: Alex Uehara, da Yu Izakaya Restaurante
Com uma gestão dinâmica e inovadora, o jovem empreendedor Alex Uehara, do recém-inaugurado Yu Izakaya Restaurante, tem mostrado que, mesmo em pouco tempo, é possível criar um negócio de sucesso quando há dedicação, paixão e visão. O restaurante é focado na cultura de Okinawa, uma incrível província do Japão rica em belezas naturais, com uma tradição festiva e uma culinária encantadora. O cardápio do empreendimento foi criado baseado em receitas caseiras de várias gerações da família de Alex, com combinações de sabores incríveis, ingredientes frescos e de primeira qualidade! Tendência ao redor do mundo, ‘Izakaya’ é um tipo de bar japonês que mistura restaurante e boteco. Além de servirem pratos mais conhecidos da culinária japonesa, os clientes encontram outros pratos mais tradicionais e caseiros. Um local casual, para petiscar e beber com os amigos e a família, onde a combinação da tradição da culinária oriental ganha toques modernos e criativos.