InícioMapa do TesouroSeminário de Educação Inclusiva reúne mais de 400 pessoas no UniPiaget

Seminário de Educação Inclusiva reúne mais de 400 pessoas no UniPiaget

Evento teve apoio da Prefeitura de Suzano e contou com a participação do secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, e da equipe do Atendimento Educacional Especializado

O 2°Seminário de Educação Inclusiva do Alto Tietê realizado na terça e quarta-feira (22 e 23/10) desta semana reuniu cerca de 400 pessoas no Centro Universitário Piaget (UniPiaget), localizado no bairro Parque Suzano. O evento, que atraiu estudantes, professores e especialistas, teve apoio da Prefeitura de Suzano e contou com a participação do secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, além da equipe do Atendimento Educacional Especializado. A organização ficou a cargo do Instituto Árion de Equoterapia e Desenvolvimento Humano.

Ao todo, foram proporcionadas 25 horas de apresentações, que abordaram os mais diferentes temas que permeiam a educação inclusiva, incluindo atuação conjunta da escola, família e especialistas, cuidados com a saúde bucal e genética do autismo, com o objetivo de garantir mais qualidade de vida às pessoas com deficiência e outras condições. Os participantes tiveram acesso à interpretação do conteúdo por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras), disponibilizada pela administração municipal, e ainda houve transmissão on-line de uma das atividades da programação, que registrou a audiência de 60 pessoas.

Uma das palestrantes e idealizadora da iniciativa, a neuropsicopedagoga e escritora Roberta Borges de Mello, também presidente do Instituto Árion, ressaltou que a participação dos apoiadores contribuiu com o propósito do evento de valorizar o acolhimento em respeito às singularidades humanas. “As pessoas tiveram oportunidade de conhecer e experimentar tecnologias assistivas inovadoras, comprar e degustar livros inclusivos com autógrafos e fotos com os autores, além da experiência enriquecedora de contato com a arte como ferramenta de inclusão. Encerramos o evento com uma roda de conversa emocionante, que nutriu nossos corações de gratidão e esperança pela construção contínua de um mundo mais respeitoso, acolhedor, sensível e inteligente para lidar com a neurodiversidade”, enfatizou ela.

No auditório do UniPiaget, aconteceram as palestras com os especialistas que foram iniciadas depois das 8 horas e se estenderam até às 22 horas, trazendo para reflexão e conhecimento os seguintes temas no primeiro dia: “A fonoaudiologia e a interface com os processos de comunicação como base do desenvolvimento humano”; “A arte como ferramenta de desenvolvimento humano e inclusão”; “Família, amor e inclusão – A escola sob a ótica de quem cuida”; “Diversidade, equidade e inclusão”; “Equoterapia e o desenvolvimento humano integral”; “Compreendendo o autismo através da genética”; e “Reflexões de um psicólogo no Atendimento Educacional Especializado e no enfrentamento às formas de violência”.

A segunda parte da programação, realizada na quarta-feira, ampliou as abordagens relacionadas ao contexto  da educação inclusiva, trazendo outros assuntos para o debate: “Inclusão de dentro para fora – amor que transborda e transforma”; “A educação para a potência e a inclusão transversal”; “Propósito de vida e liderança educativa”; “Práticas Neuropsicopedagógicas no aprimoramento das funções executivas”; “O sucesso das intervenções especializadas em parceria com a família e a escola”; “Avanços e cuidados odontológicos da pessoa com deficiência” e “As coisas que precisam ficar claras quando o assunto é a inclusão”.

Bassini reforçou que o apoio da prefeitura ao evento e a presença da equipe do Atendimento Educacional Especializado demonstra o alinhamento do trabalho desenvolvido em Suzano às práticas inclusivas que são propostas. “Buscamos garantir as condições necessárias para que as escolas possam receber os alunos da maneira ideal, com o acompanhamento adequado em  cada caso. Por isso, temos profissionais especializados e parcerias com instituições de referência, de forma que possamos oferecer o suporte correto às crianças na rede municipal”, afirmou o titular da pasta.

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