InícioMapa do TesouroApresenta ações de combate à violência contra a mulher para comitiva alemã

Apresenta ações de combate à violência contra a mulher para comitiva alemã

As ações de combate à violência contra a mulher desenvolvidas em Suzano foram apresentadas à uma comitiva alemã que esteve na cidade no sábado (12/10).

As ferramentas de enfrentamento à violência de gênero se tornaram pauta para uma reunião realizada na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), que contou com a participação da ministra de Estado, da Família, Idosos, Mulher e Juventude da Alemanha, Lisa Paus; da cônsul geral do Consulado Alemão em São Paulo, Martina Hackelberg; e do Adido Social da Embaixada Alemã em Brasília, Manfred Brinkmann.


Representando o município, estiveram presentes a coordenadora do Departamento da Mulher da prefeitura, Maria Margarida Mesquita; a coordenadora da Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal (GCM), Jaqueline Ferreira; a coordenadora da Rede de Atenção à Pessoa em Situação de Violência Doméstica e Sexual (RAPS-VDS), Magna Damasceno; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Patrícia Braga; a advogada Arielma Andrade; e a delegada titular da DDM, Silmara Marcelino.


Aos visitantes, foi detalhada a rede de suporte às mulheres que buscam apoio e manifestam o interesse de denunciar agressões. Entre as possibilidades citadas incluem-se a própria DDM de Suzano (rua Presidente Nereu Ramos, 302 – Jardim Santa Helena), onde está instalada a Sala Rosa; o Centro de Referência e Apoio à Vítima (Cravi) de Suzano, nas salas 14 e 15 do Paço Municipal Prefeito Firmino José da Costa, localizado na rua Baruel, 501; a Clínica da Mulher Claudete Oliveira dos Santos (rua Kazuo Kajiwara, 91 – Parque Santa Rosa); e a Patrulha Maria da Penha, que atende pelos números (11) 4746-3297, (11) 4745-2150 ou pelo 153.


Com relação ao trabalho do RAPS-VDS, houve menção ao acompanhamento das vítimas de violência doméstica e sexual que são notificadas pelas unidades de saúde.

O trabalho visa à compilação de dados com o objetivo de discussão de casos e geração de relatórios. Para aprimorar o acolhimento, os profissionais são orientados sobre a melhor forma de abordar as vítimas, sendo capacitados para realizar busca ativa, visitando a vítima para colher informações sobre seu estado e checando se sua integridade física está preservada.


A ministra alemã parabenizou à cidade pela atenção dada às mulheres e agradeceu a recepção nesta oportunidade. “É surpreendente o trabalho realizado nesta unidade policial, assim como todo o acolhimento e a rede de apoio existente no município, que conta com o desempenho da Patrulha Maria da Penha, em conjunto com ação desta delegacia especializada. Dada a importância do tema, é uma brilhante atuação da municipalidade”, afirmou Lisa Paus.


Jaqueline Ferreira reforçou o empenho do grupamento para garantir a proteção necessária às mulheres. “Trabalhamos incansavelmente para que possamos dar o suporte necessário a todas as mulheres com medidas protetivas e a atender de prontidão aos chamados de urgência.

Nossa ação tem sido reconhecida e já somos referência em todo o Alto Tietê. Nos últimos anos, inclusive, temos compartilhado nossas experiências com outros municípios”, destacou a coordenadora da Patrulha Maria da Penha.


Já Maria Margarida Mesquita, do Departamento da Mulher, cumprimentou a ministra e ressaltou a abrangência das ações que foram apresentadas. “A visita da comitiva alemã é uma prova de que estamos no caminho certo. Suzano avançou nas políticas de enfrentamento à violência contra a mulher, que tem colocado o município como um exemplo de atuação neste tema. Foi uma grande oportunidade para discutirmos com lideranças internacionais nossa atuação e a atenção que temos dado ao assunto”, frisou a advogada.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher