InícioDr. Epaminondas NogueiraAtendimento Médico e o Dano Moral

Atendimento Médico e o Dano Moral

O atendimento médico de uma maneira geral tem sido bastante questionado, quanto a responsabilidade dos médicos, prestadores de serviços, hospitais e principalmente dos convênios. Com custos cada vez maiores, e uma população carente de atendimento médico, a busca por um serviço de excelência tem se mostrado cada dia mais difícil.


Existe uma certa confusão relativamente ao que exatamente pode ser considerado um erro médico, de início já informo que a menos que um diagnóstico seja realmente absurdo, o simples erro ou diagnóstico falho, pode não ser considerado erro médico, isto porque a medicina, não é uma ciência exata, a análise do paciente, e, a tomada de decisões são passíveis de falha, que devem estar dentro de um espectro aceitável.


Cumpre, no entanto, esclarecer, que não é apenas o diagnóstico falho, que pode dar margem a uma indenização por Danos Morais, mas, também o atendimento, que é dispensado ao paciente e seus familiares, tanto pelas pessoas físicas envolvidas, quanto pelas pessoas jurídicas.


O empurra, empurra, dos convênios, muitas vezes impõe ao consumidor uma situação de estresse, tanto pela demora na liberação de procedimentos, quanto pela negativa, essas duas situações são justos motivos para pedidos de indenizações, especialmente, se por conta do atendimento displicente do convênio, houve algum tipo de prejuízo, material ou moral, para o paciente ou seus familiares.


É importante, entender, que nas Ações indenizatórias por Danos Morais, há uma necessidade de que se tenha pelos menos, bons indícios de provas que possam consolidar o entendimento do judiciário, da violação nos direitos do consumidor.


A obtenção das provas é algo que deve ser feito tão logo se observe a situação de risco, assim, gravar conversas, filmar, fotografar, anotar protocolos, tudo isso são meios legais que podem ser utilizados para demonstrar o sofrimento imposto ao consumidor. Os prontuários médicos são documentos fundamentais que devem ser solicitados direto aos médicos ou hospitais.


Com as provas em mãos, o ideal, é de pronto buscar um advogado especializado, que possa realizar uma análise e se for caso entrar com ação judicial.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares