Sempre que se aproxima o mês das crianças, começa a procura frenética pelo presente perfeito, sendo bem comum um aumento significativo nas lojas de brinquedos.
Especialistas dizem que as vendas nesta época do ano se assemelha aos dias das mães, período também que aumenta muito as vendas.
Vale salientar que produtos como bicicletas, patinetes e bolas, diminuiram a procura e consequentemente, baixaram os preços, e isso representa um sinal de alerta para pais e responsáveis.
As crianças tem apresentado pouco interesse em brincadeiras sociais e coletivas, até mesmo em brincadeiras esportivas,e isso se dá pelo aumento de acesso a brinquedos eletrônicos na atualidade. E isso acarreta em vários prejuízos para essas crianças.
A criança esta em fase de desenvolvimento tanto estrutural como cognitivo, sendo assim, ela precisa se movimentar para se desenvolver em todas as áreas da sua vida.
Na questão estrutural, como falamos anteriormente, essa criança precisa se movimentar para ter um crescimento sadio. É necessário praticar um esporte, caminhar, pegar coisas em árvores, enfim, o corpo tem necessidade de estar em movimento.
Na questão cognitiva, o cérebro desta criança também está em desenvolvimento, e o uso excessivo de telas, pode causar danos significativos na cognição e no aprendizado desta criança, entre elas a dificuldade de concentração, trazendo danos no aprendizado de leitura e escrita.
Outros danos importantes tambem acontecem com o uso excessivo de telas, como déficits importantes na socialização, dificuldades de comunicação, e um aumento nas crises de ansiedade em crianças pequenas.
Tendo consciência de todas essas informações, chegamos a conclusão que os melhores presentes que podemos ofertar para nossos filhos e crianças, são os mais simples e mais baratos, como brincar no parque, pular corda, jogar bola, contar as estrelas….. Presentes que nao precisam de dinheiro, e sim de tempo e disposição.
“Educa a crianca no caminho em que deve andar, e quando envelhecer nao se desviara dele.” Proverbios 22,6