Em cerimônia realizada nesta terça-feira (31), Escola Municipal Professora Célia Leonor Lopes Lunardini, do bairro Itapema, recebeu um kit completo de Geração Solar Fotovoltaica
Assim como aconteceu em 2023, a Educação de Guararema foi premiada pela Gincana Cultural Xô Desperdício, promovida pela concessionária de energia elétrica EDP. Na 5ª edição do evento, a unidade de ensino reconhecida foi a Escola Municipal Professora Célia Leonor Lopes Lunardini, do bairro Itapema.
Nesta quinta-feira (31), acompanhados da professora Isamara Aparecida Oliveira dos Santos e de representantes da Secretaria Municipal de Educação, os alunos desta escola participaram da cerimônia de entrega dos prêmios no Teatro Colinas, em São José dos Campos.
Os estudantes foram reconhecidos por produzir um vídeo relacionado ao uso racional e seguro da energia elétrica, que foi validado pela organização da dinâmica e disponibilizado no YouTube para apreciação do público.
Em 2024, 32 escolas participaram da gincana, recebendo, ao todo, 47.723 mil visualizações e 23.451 mil curtidas, “números que, por si só, demonstram a importância e a abrangência da nossa Gincana Cultural EDP Xô Desperdício”.
Reconhecida pelo projeto, a Escola Municipal Professora Célia Leonor Lopes Lunardini é a quinta unidade de ensino Rede Municipal a receber o kit completo de Geração Solar Fotovoltaica, com capacidade de 2,5 kWp, que corresponde, aproximadamente, a 300 KWh/mês.
“Participar da Gincana ‘Xô Desperdício’ significa muito para nós enquanto educadores, já que as crianças aprendem sobre sustentabilidade enquanto se divertem com a produção de um vídeo, envolvendo trabalho em equipe, tecnologia e inovação. Além disso, o evento estimula a competitividade saudável, e as crianças se empenham muito para continuar fazendo com que Guararema seja destaque positivo”, avalia a secretária municipal de Educação de Guararema, Clara Assumpção Eroles Freire Nunes.
A Gincana
A Gincana Cultural Xô Desperdício faz parte do projeto Boa Energia nas Escolas, do Programa de Eficiência Energética da EDP, que utiliza a metodologia PROCEL Educação e é apoiado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).
A 5ª edição do evento é uma iniciativa do projeto Boa Energia nas Escolas, desenvolvido pela distribuidora de energia elétrica, em parceria com a ANEEL, e que engloba cidades nas regiões do Vale do Paraíba, Alto Tietê e Litoral Norte de São Paulo. O principal objetivo é estimular a comunidade escolar, de maneira lúdica, a reduzir o desperdício de energia elétrica nas unidades de ensino, residências e na sociedade em geral.