Em reunião nesta quarta-feira, 6, a CEI (Comissão Especial de Inquérito) do Lixo da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes definiu que fará oitivas nos próximos dias 13 e 19 com a atual gestora do contrato n. ° 80/2022, Juliene Rodrigues dos Santos, e com o secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Alessandro Silveira, o Dodô, respectivamente.
A CEI do lixo está investigando o cumprimento do contrato n. ° 80/2022, firmado entre a Administração Municipal e Consórcio Mogi Limpa, composto pela empresa Peralta Ambiental, Importação e Exportação Ltda. e Engep Ambiental Ltda. O documento estabelece a contratação de serviços de limpeza urbana, coleta de lixo, transferência e destinação de resíduos sólidos domiciliares.
Participaram do encontro desta tarde o presidente da CEI, Iduigues Martins (PT), e os integrantes Inês Paz (PSOL) e Marcelo Brás (REP). Na semana passada, o colegiado ouviu o primeiro gestor do contrato, Gustavo Siqueira, responsável pela fiscalização dos serviços de coleta, limpeza urbana e destinação dos resíduos até outubro de 2022.
“Acho pertinente agora chamarmos a atual gestora, uma vez que Siqueira deu esclarecimentos por um período limitado”, sugeriu Martins, cuja proposta foi acatada pelo grupo de parlamentares.
Já a vereadora Inês sugeriu uma reunião com o secretário de Infraestrutura Urbana. “Como cada gestor de contrato responde pelo seu período, o secretário poderá nos ajudar com mais esclarecimentos”, propôs a psolista, tendo o pedido aceito pelos demais integrantes.
A CEI do lixo já visitou unidades de Ecopontos, a Usina de Reciclagem, que fica na Vila São Francisco, e a área de transbordo do lixo (situada na Volta Fria). Os integrantes da CEI também estiveram no aterro sanitário de Jambeiro, para onde os resíduos mogianos são encaminhados, mas não foram recebidos no empreendimento. O mesmo ocorreu na tentativa de fiscalizar a sede da empresa Peralta.