A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes outorgou, na noite desta quinta-feira, 7, título honorífico de “Cidadã Mogiana” à Valéria Pacheco do Nascimento Coelho. A homenagem é uma iniciativa do vereador Pedro Komura (União Brasil) e obedece ao Decreto Legislativo n. ° 233/2024. Os trabalhos foram conduzidos pela vereadora Malu Fernandes (PL) na presidência da mesa diretiva, com o vereador Policial Maurino (Pode) na 1ª secretaria. Além deles, compuseram a mesa diretiva Valterli Martinez, presidente do Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes e Região), o vereador Komura, autor da homenagem, Edson Coelho, esposo de Valéria Pacheco, e a própria homenageada.
“É com muita honra que entrego este título, que é uma expressão de reconhecimento e de admiração pela sua dedicação a Mogi e pelo seu talento nas redes sociais, que reflete a sua autenticidade”, disse Komura. Valterli Martinez também reconheceu o merecimento da influencer. “Parabenizo a Valéria por este título. Eu a conheci por meio da minha esposa. Ela fez um trabalho diferenciado lá no Sincomércio. Só em Mogi, há cerca de cinco mil empresas administradas por mulheres. Valéria é um exemplo para todas as empreendedoras”.
Por fim, discursou a própria homenageada. “É muito emocionante receber este título no mesmo ano em que completo 40 anos. Minha história começou aqui, longe da minha família e em um momento muito difícil. Escolhi Mogi, mas Mogi também me escolheu. Mogi é formada por uma comunidade vibrante e educada, por pessoas que despertaram em mim inspiração, oportunidades e força para crescer”.
Mineira, Valéria é formada em “Terapia Ocupacional” e pós-graduada em “Gerontologia”, além de ter tido experiência como modelo.
Em solo mogiano desde 2015, ela foi convidada para apresentar o programa “Vitrine Viva Verão 2018”, depois de participar com sucesso do programa de TV do Leandro Sérgio. A homenageada também apresentou o programa de entrevistas autoral “Papin com a Vá”, na Mogi TV, transmitido pelo Canal 9 Net/Claro.
Além disso, ela obteve destaque na internet, especialmente nas redes sociais. “Valéria é autêntica, daquele tipo de pessoa que não perde a sua essência nunca. Trata-se de uma mulher corajosa, resiliente, criativa e extremamente dedicada em tudo o que faz”, afirma o vereador Komura, autor do tributo.
Biografia
Nascida em Teófilo Otoni, Minas Gerais, Valéria Coelho é filha de Sinval e Maria Aparecida do Nascimento, sendo a caçula entre dois irmãos: Sinval Timóteo e Fernando. Valéria sempre apreciou a arte, tendo praticado atividades como jazz, dança de rua, canto, pintura, recitais poéticos, entre outras.
Aos 16 anos, Valéria Coelho foi descoberta por um “olheiro” devido à sua desenvoltura e ao seu talento para manifestações artísticas. Nessa época, ela tirou sua inscrição na DRT (Delegacia Regional de Trabalho) como “Modelo e Manequim”.
Assim, a jovem mineira conseguiu posar para revistas e chegar à final do concurso Riachuelo Mega Models.
No ano seguinte, aos 17, a homenageada trocou as passarelas pelas carteiras universitárias, iniciando o curso de Terapia Ocupacional na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Após a graduação, ela se pós-graduou em Gerontologia pela mesma instituição de ensino superior.
Depois da formação, Valéria foi palestrante e professora da UFMG, dando aulas nas modalidades educacionais “Universidade Aberta” e “Terceira Idade”.
Em 2012, ela se casou com o também mineiro Edson Coelho e foi morar em Guarulhos, onde atuou na área de moda. No entanto, em 2015, o casal decide se mudar para Mogi das Cruzes, cidade na qual esperavam encontrar mais qualidade de vida.
Em solo mogiano, Valéria deu à luz ao filho, José Pacheco Coelho, de 5 anos.
Ela foi convidada para apresentar o programa “Vitrine Viva Verão 2018”, depois de participar com sucesso do programa de TV do Leandro Sérgio. A homenageada também apresentou o programa de entrevistas autoral “Papin com a Vá”, na Mogi TV, transmitido pelo Canal 9 Net/Claro.
Valéria foi ainda Personal Stylist, colunista e produtora da revista Página VIP e apresentadora do concurso de MISS Arujá por três vezes consecutivas. Recentemente, a influencer participou das gravações do longa-metragem “Filho Pródigo”, produção mogiana que teve na direção o experiente cineasta Daniel Sampaio.
Valéria é reconhecida na Cidade por seu engajamento em projetos sociais como a campanha “Decoração Social”, feita em parceria com a TC Colchões para o Instituto Pró+Vida, que atende idosos.
Atualmente, ela lidera ações de doação de cabelo, apoia o Mosteiro Encarnação, é embaixadora do Co-work feminino Unitá Conceito Colaborativa, além de se envolver com outras ações beneficentes, como o projeto nacional “Dowe”, o programa social mogiano “ÉdoBem” e do quadro “VAleu a pena”, do Hospital Previna Mogi.