Em cerimônia na manhã desta sexta-feira, 8, a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes realizou a diplomação dos alunos selecionados para o “Parlamento Estudantil 2024”. Participaram da solenidade os vereadores Inês Paz (PSOL), presidente da Comissão Permanente de Educação (Cedu), Malu Fernandes (PL), integrante do mesmo colegiado parlamentar, Bi Gêmeos (PSD), membro da Comissão de Justiça e Redação, Carlos Lucarefski (PV) e Edson Santos (PSD).
Receberam o diploma de vereador estudantil 46 alunos, sendo 23 do Ensino Fundamental Ciclo II e 23 do Ensino Médio.
“Vivemos tempos sombrios na democracia. Por isso, é fundamental que haja mais participação na política, que não precisa ser uma participação partidária. A política está em tudo no dia a dia. Como diria Paulo Freire, o conhecimento é poder, a educação transforma o mundo”, comentou a vereadora Inês.
Bi Gêmeos congratulou os alunos pela inscrição no projeto. “Parabenizo a todos. Alguns jovens não se encantam pela política. Mas vocês estão aqui mostrando o interesse em participar da prosperidade de Mogi das Cruzes. Vocês são as vozes que darão os rumos para o futuro da nossa Cidade”.
Edson Santos também falou aos jovens. “Esta experiência é muito importante. Houve ótimos projetos. A política não se faz apenas em cargos públicos. Ela é feita por todos os cidadãos todos os dias”.
Malu Fernandes recordou sua passagem pelo Parlamento Estudantil em 2016. “Cumprimento os professores, educadores e pais. O Parlamento Estudantil é o programa que mais gosto aqui nesta Casa de Leis. Em 2016, participei desse projeto e hoje me tornei vereadora. Entendi que a política é uma oportunidade para servir nossa comunidade. A Câmara é um espaço aberto para vocês. Parabenizo a todos pela coragem. Afinal, falar em público para argumentar seus projetos é mesmo desafiador. Espero que todos tenham uma vivência incrível no Parlamento Estudantil”.
Depois de receberem o diploma, os aprovados para o Parlamento Estudantil 2024 participaram de reunião sobre a eleição da mesa diretiva, que acontecerá na próxima quarta-feira, 13, a partir das 9 horas.