Desde a sua inauguração, em julho deste ano, o Centro de Triagem de Materiais Recicláveis Ricardo Silva, o Ecoponto de Ferraz de Vasconcelos, já recebeu mais de 50 toneladas de resíduos. O balanço foi divulgado pela Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal, que gerencia o equipamento, e incentiva a população a adotar práticas sustentáveis.
Com 200 metros de área construída, o ecoponto está localizado no Jardim Triângulo e tem capacidade para receber diversos materiais recicláveis, como garrafas PET, papelão, vidros, pilhas, latinhas, caixa Tetra Pak, óleo de cozinha, equipamentos eletrônicos, remédios vencidos, isopor e frascos de cosméticos. No local, há caçambas distintas para cada tipo de resíduo. É importante frisar que os itens devem estar limpos e sem matéria orgânica, para evitar a contaminação e facilitar o processo de reciclagem.
Hoje, o equipamento é realidade no município e um grande sucesso entre a população. Nesses quatro meses de funcionamento, os materiais mais descartados são entulhos, madeiras e recicláveis em geral. Para a entrega dos entulhos, por exemplo, é necessário que o lixo seja armazenado em sacolas. Vale lembrar também que restos de comidas não serão aceitos, bem como resíduos de saúde, roupas, resíduos tóxicos e de pessoa jurídica.
De acordo com a pasta, a previsão é entregar mais dois ecopontos, para facilitar a entrega voluntária em toda a cidade.
“A instalação de ecopontos ferrazenses desempenha um papel importantíssimo no desenvolvimento sustentável da cidade, pois melhora a gestão dos resíduos, promove a reciclagem e conscientiza a população sobre práticas ambientais responsáveis. Estamos muito contentes que o trabalho está dando certo e sendo bem aceito pelos moradores”, destaca o titular do Meio Ambiente, Anderson Mota.
Com horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, o ecoponto está localizado na Avenida Tancredo de Almeida Neves, 2.801, no Jardim Triângulo. Para dúvidas ou mais informações, basta entrar em contato pelo telefone 4678-2275.