Neste final de semana, Ferraz de Vasconcelos será palco de uma rica agenda cultural promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, oferecendo aos munícipes uma série de atividades artísticas e culturais gratuitas. A programação destaca a arte contemporânea e a valorização da história local, proporcionando uma experiência imersiva e acessível para todos os públicos. Entre os eventos, há exposições fotográficas, celebrações culturais e um evento especial para a comunidade local.
Uma das principais atrações é a Exposição “Trajetos e Trajetórias: uma Década de Fotografia” do fotógrafo e documentarista Fabrício Augusto, que será lançada neste sábado (09), a partir das 14 horas, no Centro Cultural Castelo Zenker. Vale salientar que o artista entra para a história do local por ser o primeiro a expor após a reforma do espaço arquitetônico mais emblemático de Ferraz de Vasconcelos.
Ainda no sábado, 09 de novembro, o evento “Dia da Favela” acontecerá a partir das 10 horas, no Morro do Piolho, com atividades que celebram a cultura e a história das comunidades ferrazenses. O evento busca reforçar a importância da valorização da favela como espaço de resistência, criatividade e identidade cultural. A programação inclui apresentações musicais, serviços gratuitos de saúde e atrações voltadas para o público infantil.
Segue até 29 de novembro a exposição “Retratos do Meu Cotidiano”, na Estação CPTM de Ferraz, com foco em pessoas que marcaram a vida do artista WeiPato. A amostra faz parte da Lei Paulo Gustavo, na qual foi contemplada.
A titular da pasta de Cultura e Turismo, Ana Rosa Augusto Rodrigues, reforça o convite para a programação de final de semana. “Pensamos em envolver a população ferrazense seguindo sempre o compromisso de promover a cultura local. Por isso, quer seja em um espaço de grande movimentação de pessoas, no meio da comunidade ou em um ambiente revitalizado para receber produções culturais, a população poderá fazer uma imersão cultural de qualidade, totalmente gratuito e livre para todas as idades. Quero convidar a todos para este final de semana cultural em nosso município”, disse a secretária.
O Centro Cultural Castelo Zenker está situado na Rua do Castelo, 25, no Jardim do Castelo, e abrigará a exposição “Trajetos e Trajetórias: uma Década de Fotografia” até o dia 23 de novembro, das 10 às 17 horas.
O Dia da Favela será um evento aberto a todos e ocorrerá na Rua Benedita Leite Sebastião, S/N, no Tanquinho, a partir das 10 horas.
A exposição “Retratos do Meu Cotidiano” pode ser visitada pelos usuários da Estação CPTM de Ferraz no período de funcionamento do local, das 04h à meia-noite, até 29 de novembro.
Mais informações, basta entrar em contato com a Secretaria de Cultura e Turismo pelo número 4677-7238.