O vereador Marcel Pereira da Silva (PRD), o Marcel da ONG, conseguiu que o município implantasse, em parceria com o setor privado, dispensadores de saquinhos para coleta de dejetos de animais domésticos em espaços públicos e privados. A solicitação de um estudo para a instalação destes totens havia sido feita por meio de indicação à Prefeitura em 2021, primeiro ano do seu mandato.
“A cidade possui um número significativo de animais domésticos fazendo cada vez mais parte integrante da família. Muitos desses pets passam a maior parte do dia em apartamento ou no interior de residências, pois seus tutores trabalham fora e há a necessidade de passeios diários por praças e parques para aliviar o estresse e interagir em conjunto”, explica ele no documento. “Há dejetos não recolhidos corretamente nas vias públicas que podem contaminar as pessoas com verminoses”, completa.
O vereador ainda havia sugerido que os totens tivessem espaço para mídia patrocinada para a divulgação de campanhas educativas e que os saquinhos fossem ecologicamente corretos.