InícioRibeirão PìresRibeirão Pires realiza palestras sobre saúde e segurança para cooperados da Coleta...

Ribeirão Pires realiza palestras sobre saúde e segurança para cooperados da Coleta Seletiva

Iniciativa promovida pela Prefeitura de Ribeirão Pires, com o apoio do Instituto PRAGMA e da Brasken, ofereceu atividades aos profissionais da Cooperpires

O evento de Saúde e Segurança do Catador Cooperado, realizado nesta segunda-feira (11), no casarão do Parque Luiz Carlos Grecco, reuniu profissionais da CooperPires – Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Ribeirão Pires. O grupo participou de atividades voltadas ao bem-estar, com especial atenção às práticas do dia a dia de trabalho. A CooperPires é parceira da Prefeitura nas ações de coleta seletiva.

A programação contou com palestras, testes de saúde, vacinação e atividades físicas, conduzidas por profissionais especializados, e integra pacote de iniciativas de valorização dos trabalhadores. “Os cooperados realizam trabalho essencial e são exemplo emblemático de como soluções simples, do dia a dia, aliam geração de renda e preservação de recursos. Nossa cidade descarta menos lixo no meio ambiente pela ação desses profissionais, que devem ser valorizados”, destacou o prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi.

O evento começou com um coffee break, seguido por uma rodada de conversa com psicólogos. As discussões iniciais focaram na importância do cuidado com a saúde mental, destacando desafios enfrentados por aqueles que trabalham em condições de vulnerabilidade. 

Um dos pontos altos foi a palestra sobre segurança do trabalho conduzida por um engenheiro especializado. Ele abordou práticas essenciais para evitar acidentes e preservar a integridade física no dia a dia da coleta de resíduos, tema que despertou grande interesse e interação dos participantes. 

Após um almoço oferecido em um restaurante local, as atividades retornaram com uma palestra ministrada pela Secretaria de Saúde de Ribeirão Pires, que abordou a prevenção e o combate às arboviroses, incluindo a dengue. 

Como parte da Semana Estadual de Mobilização Contra o Aedes Aegypti, a equipe orientou os catadores sobre as medidas necessárias para evitar a proliferação do mosquito vetor de doenças como dengue, zika e chikungunya. A roda de conversa, realizada à tarde, teve o objetivo de capacitar os participantes para que, além de aplicarem as práticas preventivas em suas próprias casas e na Cooperativa, possam disseminar o conhecimento nas comunidades onde atuam.

A ação seguiu com testes rápidos de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), organizados pela equipe do Serviço de Atenção Especializada de Infectologia, além também de aferição de pressão arterial e glicemia realizados por equipe de enfermagem.

Para encerrar, os cooperados participaram de uma sessão de alongamento conduzida por um professor de educação física e acompanhada por profissionais da Secretaria de Esportes e Lazer. A descontração e os exercícios leves ajudam a manter os participantes engajados e prontos para a continuidade dos atendimentos de saúde.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher