InícioMapa do TesouroCampanha de Prevenção ao Câncer Bucal, que acontece na próxima semana.

Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal, que acontece na próxima semana.

A ação será no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), nos dias 21 e 22, das 8h às 12h e das 13h às 17h 

A Secretaria de Saúde de Poá, por meio da Saúde Bucal, promoverá, nos dias 21 e 22 deste mês, a Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal e às Lesões Orais. A ação será no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), das 8h às 12h e das 13h às 17h. 

Dentro da programação da campanha preventiva, serão oferecidos aos munícipes participantes o exame diagnóstico oral e orientações sobre a saúde bucal e o autoexame bucal. A atividade faz parte do mês destinado ao combate ao câncer bucal.  

Em estágio inicial, o câncer de boca é silencioso e não apresenta sintomas. Sendo assim, é importante que se faça uma consulta anual com um cirurgião-dentista, que fará uma avaliação e ajudará na prevenção da doença. 

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) revelam que o câncer bucal é mais comum em homens com idade acima de 40 anos. “Sabemos da importância desta campanha e queremos incentivar a população a estar conosco nestes dias, a fim de realizarmos mais esta ação importante na área da saúde bucal”, disse o secretário de Saúde de Poá, Alexandre Provisor. 

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) fica na Av. Lucas Nogueira Garcez, 276 – Jardim Estela.  

A doença

O câncer de boca, também conhecido como câncer de lábio e cavidade oral, é um tumor maligno, que atinge a estrutura bucal (gengivas, bochechas, palato e a língua). A parte posterior da língua, as amígdalas e o palato fibroso fazem parte da região chamada orofaringe e seus tumores têm comportamento diferente do câncer de cavidade oral.

O diagnóstico precoce é o principal fator para cura da doença, o que representa 95% de chance. Quando o paciente apresenta alguma sintomatologia como dor ou dificuldade de mover a língua, que são dores mais avançadas, a chance de cura cai para 45%.

Em caso de lesões suspeitas como manchas ou lesões esbranquiçadas e espessas (leucoplasias), potenciais para materialização do câncer bucal, a visita ao cirurgião-dentista deve acontecer a cada três ou quatro meses. “Por isso, a importância do diagnóstico precoce, motivo que nos levou a realizar esta campanha e atender os casos mais urgentes”, frisou a coordenadora de Saúde Bucal, dra. Camila Eduarda Zambon.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) revelam, também, que ocorreram 11.180 casos novos da doença em homens e 4.010 em mulheres para cada ano do triênio 2020-2022. As regiões Sudeste e Sul apresentam as maiores taxas de incidência e de mortalidade da doença.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher