Com o objetivo de orientar e ensinar os alunos a utilizarem o Ponto de Entrega Voluntária (PEV), a instituição de ensino foi a primeira a ter a encenação da peça informativa
A Escola Municipal Professora Nereide do Carmo Peronti Sasso, do Jardim Monte Cristo, foi a primeira unidade a receber a apresentação da peça teatral “O Pescador e a Sereia: Salvando o Mar”, por meio do programa “Prefeitura Coleta nas Escolas”. A atividade foi realizada na última terça-feira (12/11) para os alunos do G5 da educação infantil até o 5º ano do ensino fundamental I.
A apresentação abordou diversos tópicos relacionados à preservação ambiental, com o objetivo de conscientizar os estudantes sobre a importância de cuidar do meio ambiente e os benefícios de utilizar o Ponto de Entrega Voluntária (PEV) para a coleta seletiva. A atividade foi realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, pelo setor de Programas, Projetos e Inovação, em colaboração com a Renova e a Preserve Serviços Ambientais.
A doação das estruturas do PEV, por sua vez, foi realizada pelo Rotary Club de Suzano, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que apoiou a instalação dos pontos de coleta e contribuiu para o sucesso da iniciativa.
Até o momento, 36 escolas foram beneficiadas com os PEVs, acompanhados de um banner explicativo. Ainda neste mês de novembro, outras quatro unidades receberão a apresentação da peça teatral. Nesta quinta-feira (14/11), a atividade ocorrerá nas escolas municipais Jardim Colorado e Professora Alice Setuko Honda Miyake. Já na escola Antônio Marques Figueira, o evento será realizado nos dias 21 e 22 (quinta e sexta-feira) e, por fim, no dia 28 de novembro (quinta-feira), será a vez da escola Antônio Carlos Mayer.
Para o secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, a ação vai além da coleta de materiais recicláveis, pois integra a educação ambiental no cotidiano dos estudantes. “Os alunos já estão sendo ensinados a cuidar do mundo em que vivemos, além disso, estamos preparando uma nova geração mais consciente e comprometida com a sustentabilidade. As palestras, apresentadas de maneira lúdica, facilitam a compreensão das crianças sobre a importância de atitudes como essas, tornando o aprendizado mais leve e acessível” afirmou.