InícioEconomiaPesquisa de Black Friday indica aumento de 5% no faturamento em São...

Pesquisa de Black Friday indica aumento de 5% no faturamento em São Paulo neste ano

Estado deve movimentar mais de R$ 2,91 bilhões na economia; e-commerce e eletrônicos destacam-se como principais atrativos para os consumidores

A Black Friday, data esperada e conhecida pelos consumidores como uma das principais oportunidades do ano para adquirir produtos a preços reduzidos, já traz boas perspectivas para o varejo paulista em 2024. Neste ano, o comércio no estado de São Paulo tem a expectativa de movimentar cerca de R$2,91 bilhões, um crescimento de aproximadamente 5% em relação ao ano passado, de acordo com pesquisa realizada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo (FCDL-SP).

Conforme aponta a pesquisa, cerca de 42,9% dos lojistas acreditam que o volume de vendas deste ano será superior ao de 2023, com um incremento projetado em torno de 5%. Segundo Maurício Stainoff, presidente da FCDL-SP, a Black Friday continua a ser um momento decisivo para o varejo: “A data já se consolidou como uma oportunidade de recuperação para o comércio. Apesar da inflação e das novas taxas sobre compras digitais, há uma expectativa de crescimento que deve mobilizar o setor”, comenta.

Além disso, a pesquisa indica que o e-commerce será o principal canal de vendas, com 64,3% dos lojistas apostando nas plataformas digitais para concentrar o volume de transações. Em segundo lugar, o comércio de rua deve responder por 25% das vendas, enquanto apenas 10% dos comerciantes acreditam que os shoppings terão maior movimentação durante a data. 

Entre os produtos mais esperados, os eletrônicos lideram as preferências dos lojistas, com 57% acreditando que celulares, computadores e eletrodomésticos serão os itens mais procurados. Em seguida, o setor de vestuário representa 42,9% das expectativas de vendas.

Apesar do otimismo, os lojistas mantêm uma visão cautelosa sobre o ticket médio de consumo. A pesquisa indica que 42% dos comerciantes esperam uma média de gastos inferior a R$200, enquanto 35% acreditam em um valor entre R$250 e R$450. O cenário reflete a preocupação com o impacto da inflação e das novas taxas sobre compras online, fatores que, para 89% dos lojistas, podem influenciar negativamente o poder de compra dos consumidores.

“Mesmo com os desafios impostos pelo cenário econômico, o setor precisa estar preparado para oferecer uma experiência de compra que incentive o consumo. Isso inclui promoções atrativas e um bom atendimento, especialmente nas vendas online”, finaliza Maurício.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher