Durante o ano letivo, a rede municipal de ensino de Ferraz de Vasconcelos mobilizou alunos e gestores para estimular o desempenho educacional por meio do raciocínio lógico e, em parceria com a empresa Upper Mind, premiou os estudantes em uma cerimônia emocionante. O festival ocorreu nesta terça-feira, 19 de novembro, no auditório da Escola Técnica Estadual (Etec), no Jardim São João.
O projeto atingiu 324 alunos do 6° ano. De forma lúdica e objetiva, promoveu atividades com ideias diferentes e interessantes sobre situações rotineiras para treinar a mente com desafios cotidianos. Cada estudante recebeu o material didático composto por vários conteúdos interdisciplinares. A proposta é trabalhar o raciocínio lógico por meio da matemática, possibilitando o avanço dos resultados pedagógicos para que as crianças tenham habilidades para compreender e superar obstáculos.
Motivado pelo entusiasmo das crianças, o Departamento Pedagógico dos Anos Finais organizou o festival que foi dividido em duas etapas. A primeira ocorreu nas três escolas municipais que oferecem a modalidade de ensino. Todos os estudantes participaram de um desafio inicial composto por 10 questões e, os dois melhores de cada sala, foram selecionados para avançar à próxima fase. Os estudantes com as melhores pontuações enfrentaram o segundo desafio, que consistia em cinco questões mais complexas. Depois disso, os três melhores foram classificados.
Durante a premiação, todos os participantes da segunda etapa foram homenageados com medalhas, reconhecendo seu esforço e dedicação. Os três estudantes que se destacaram receberam troféus, celebrando suas conquistas excepcionais. Em primeiro lugar, o destaque foi para o aluno Miguel Paulino de Afonso. Já a segunda posição ficou com Alice Alexandra da Silva, e a terceira com a estudante Emilly da Cruz Rodrigues Amaral, todos da EMEB Prefeito Helmuth Hans Hermann Louis Baxmann.
“O festival não apenas incentivou o desenvolvimento do raciocínio lógico entre os alunos, mas também promoveu um ambiente de competição saudável e aprendizado colaborativo”, pontua a secretária de Educação, Paula Trevizolli.