InícioMapa do TesouroEscola do Jardim Planalto promove mostra ‘Africanidades, nossas raízes’

Escola do Jardim Planalto promove mostra ‘Africanidades, nossas raízes’

Atividades foram organizadas e executadas pelos alunos da própria unidade de ensino, abrangendo desde o G4 e G5 da educação infantil até o 5º ano do ensino fundamental I

A Escola Municipal Lídia Lima da Silva, do Jardim Planalto, realizou na última terça-feira (19/11), a mostra cultural “Africanidades, nossas raízes”, com intuito de celebrar e reforçar a importância do feriado de 20 de novembro, dedicado à Consciência Negra. O evento promoveu um espaço de aprendizado e reflexão sobre as influências da cultura africana na sociedade brasileira, com apresentações e uma exposição organizadas e executadas pelos alunos da própria instituição de ensino, com o apoio da equipe escolar. As atividades abrangeram desde o G4 e G5 da educação infantil até o 5º ano do ensino fundamental I.

Durante a mostra, que foi realizada nos períodos da manhã e da tarde, os estudantes tiveram a oportunidade de explorar e compartilhar conhecimentos sobre a história, as tradições e as contribuições do povo africano para a formação cultural do Brasil. Foram realizadas danças “Si Mama Ka”, que é uma brincadeira musical em que os participantes devem realizar os movimentos indicados na canção, e “Roda Africana – Palavra Cantada”, que celebram as tradições e a riqueza cultural da África. Além disso, houve uma apresentação de atabaque, um instrumento de percussão africano conhecido por seu som vibrante, que foi tocado ao som das canções “Não Deixe o Samba Morrer” e “Canto das Três Raças”, músicas que exaltam a cultura afro-brasileira e suas influências no samba. Ainda na parte musical, houve a apresentação de um coral voltado para africanidades, desenvolvido no Centro Cultural de Palmeiras, em parceria com a Secretaria de Cultura de Suzano.

Além disso, diversos trabalhos realizados pelos estudantes foram apresentados na exposição, destacando diferentes perspectivas sobre a valorização da diversidade. Um dos exemplos foi o projeto com o tema “Assim como as flores, pessoas têm diferentes cores”, que trouxe reflexões profundas sobre o respeito às diferenças e a importância da convivência respeitosa em uma sociedade multicultural. Cerca de 200 moradores do Jardim Planalto e região estiveram presentes para prestigiar as atividades, aproveitando a oportunidade para aprender com os ensinamentos compartilhados.

Para o secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, a ação é de extrema importância, pois aborda assuntos que precisam ser amplamente discutidos na sociedade, especialmente no ambiente escolar. “Iniciativas como essa ajudam a promover reflexões fundamentais sobre temas como diversidade, respeito às diferenças e a valorização das contribuições culturais de diferentes povos, especialmente o africano, para a formação da identidade brasileira. Além disso, a educação tem o papel de estimular o debate e a compreensão sobre as raízes culturais que formam o Brasil, tornando o processo de aprendizado mais rico e informativo” afirmou.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher