Atividades foram organizadas e executadas pelos alunos da própria unidade de ensino, abrangendo desde o G4 e G5 da educação infantil até o 5º ano do ensino fundamental I
A Escola Municipal Lídia Lima da Silva, do Jardim Planalto, realizou na última terça-feira (19/11), a mostra cultural “Africanidades, nossas raízes”, com intuito de celebrar e reforçar a importância do feriado de 20 de novembro, dedicado à Consciência Negra. O evento promoveu um espaço de aprendizado e reflexão sobre as influências da cultura africana na sociedade brasileira, com apresentações e uma exposição organizadas e executadas pelos alunos da própria instituição de ensino, com o apoio da equipe escolar. As atividades abrangeram desde o G4 e G5 da educação infantil até o 5º ano do ensino fundamental I.
Durante a mostra, que foi realizada nos períodos da manhã e da tarde, os estudantes tiveram a oportunidade de explorar e compartilhar conhecimentos sobre a história, as tradições e as contribuições do povo africano para a formação cultural do Brasil. Foram realizadas danças “Si Mama Ka”, que é uma brincadeira musical em que os participantes devem realizar os movimentos indicados na canção, e “Roda Africana – Palavra Cantada”, que celebram as tradições e a riqueza cultural da África. Além disso, houve uma apresentação de atabaque, um instrumento de percussão africano conhecido por seu som vibrante, que foi tocado ao som das canções “Não Deixe o Samba Morrer” e “Canto das Três Raças”, músicas que exaltam a cultura afro-brasileira e suas influências no samba. Ainda na parte musical, houve a apresentação de um coral voltado para africanidades, desenvolvido no Centro Cultural de Palmeiras, em parceria com a Secretaria de Cultura de Suzano.
Além disso, diversos trabalhos realizados pelos estudantes foram apresentados na exposição, destacando diferentes perspectivas sobre a valorização da diversidade. Um dos exemplos foi o projeto com o tema “Assim como as flores, pessoas têm diferentes cores”, que trouxe reflexões profundas sobre o respeito às diferenças e a importância da convivência respeitosa em uma sociedade multicultural. Cerca de 200 moradores do Jardim Planalto e região estiveram presentes para prestigiar as atividades, aproveitando a oportunidade para aprender com os ensinamentos compartilhados.
Para o secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, a ação é de extrema importância, pois aborda assuntos que precisam ser amplamente discutidos na sociedade, especialmente no ambiente escolar. “Iniciativas como essa ajudam a promover reflexões fundamentais sobre temas como diversidade, respeito às diferenças e a valorização das contribuições culturais de diferentes povos, especialmente o africano, para a formação da identidade brasileira. Além disso, a educação tem o papel de estimular o debate e a compreensão sobre as raízes culturais que formam o Brasil, tornando o processo de aprendizado mais rico e informativo” afirmou.