Vice-prefeito e futuro secretário de Segurança, Delegado Eliardo, também participou do encontro, que tratou sobre temas como aumento do efetivo, instalação de câmeras de monitoramento, retomada da Atividade Delegada e instalação de um pátio de veículos na cidade
O prefeito eleito de Poá, Saulo Souza (PP), acompanhado do vice-prefeito e futuro secretário de Segurança, Delegado Eliardo (PP), visitaram na manhã desta terça-feira (19/11) o 32° Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M), onde trataram sobre o planejamento das ações e desafios para a área a partir de 2025, entre eles o aumento do efetivo, a retomada da Atividade Delegada, a instalação de câmeras de monitoramento e a instalação de um pátio de veículos municipal.
A dupla foi recebida pelo comandante do 32º BPM/M, o tenente-coronel Evandro Mendes; pelo comandante da 2ª Companhia da PM, o capitão Kaio de Siqueira Domingues, além de membro de suas equipes e do presidente do Conselho Municipal de Segurança (Conseg) de Poá, Cláudio Machado. “Hoje demos mais um passo importante em direção a uma cidade mais segura. Estivemos reunidos com o comando da Polícia Militar de Poá e Suzano para unir forças e trabalhar com dedicação e responsabilidade para garantir a mudança que Poá precisa”, destacou o prefeito eleito.
Saulo Souza apresentou em seu plano de governo o “Poá Protegida”, um conjunto de ações sob o comando do vice-prefeito que prevê um choque de gestão na área da Segurança Pública. Segundo ele, neste primeiro encontro foi possível iniciar os debates para implantação dessa iniciativa e para o fortalecimento do trabalho da corporação na cidade. “Tratamos de demandas relacionados ao planejamento de segurança para 2025 e os desafios que temos pela frente. O gabinete do prefeito estará comprometido com a causa e o que estiver ao nosso alcance vamos dar todas as condições para que as forças de segurança da nossa cidade façam seu trabalho da melhor maneira possível”, acrescentou.
A união dessas forças foi destacada pelo futuro secretário da pasta como fator importante para que todas as ações previstas sejam implantadas com sucesso. “A Polícia Militar, a Polícia Civil e a Guarda Civil Municipal (GCM) precisam atuar de maneira conjunta para que o policiamento seja eficiente, para que se tenha uma redução significativa dos índices criminais e para que a população se sinta segura de fato. É por essa união que nós já estamos trabalhando”, ressaltou Delgado Eliardo.
Poá Protegida
Entre as ações previstas para o município a partir de 2025 estão a criação “Resplandece Poá”, que implantará 100% de lâmpadas de LED na cidade; o estabelecimento de um plano de proteção ao comércio; a criação de um cinturão de segurança com a implantação de sistema de videomonitoramento, inclusive nos bairros e divisas; a reestruturação e ampliação da GCM; a instalação de ‘‘Totens de Vigilância’’ com câmeras e botão de acionamento para o CSI (Centro de Segurança Integrada) em portas de escolas e em pontos estratégicos da cidade; a implantação de uma base do Corpo de Bombeiros em Poá; a retomada da Atividade Delegada; e a articulação junto ao Governo de Estado para implantação da Delegacia da Mulher e a reabertura da Delegacia de Flagrantes do município.