InícioMapa do TesouroSuzano dá início às aulas da 17ª turma do programa de qualificação...

Suzano dá início às aulas da 17ª turma do programa de qualificação de jovens

Dezenove alunos iniciaram neste mês o curso de Operador(a) de Processo de Produção, do Formare, na Unidade de Suzano

A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos a partir do eucalipto, deu início às aulas da 17ª turma do Formare na Unidade de Suzano. Desenvolvido pela Suzano, em parceria com a Fundação Iochpe, o programa visa capacitar jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica para o mercado de trabalho. Ao todo, 19 alunos iniciaram o curso de Operador(a) de Processo de Produção.

De acordo com Daiana de Lira Pedroso Stange, Coordenadora de Recursos Humanos, o programa já beneficiou mais de 300 jovens da região. Somente no último ciclo, 84% dos 20 alunos que concluíram o curso foram contratados para trabalhar na Suzano.  “A Suzano tem o compromisso de contribuir com desenvolvimento social nas regiões em que atua e o Formare é um dos principais programas de capacitação da empresa. Para nós é motivo de muito orgulho poder fortalecer a educação e colaborar para inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social para o mercado de trabalho, o que está alinhado com o nosso direcionador que diz: só é bom para nós se for bom para o mundo”, afirma.

O curso, que tem duração de 10 meses e uma carga horária de 1.200 horas, é ministrado por colaboradores(as) voluntários(as) da Suzano, capacitados(as) pela Fundação Iochpe, e abrange disciplinas práticas e teóricas. Além da capacitação profissional gratuita, os alunos têm direito a benefícios como alimentação na fábrica, transporte, plano de saúde e seguro de vida.

Um dos jovens selecionados para a nova turma é o morador de Jundiapeba, em Mogi das Cruzes, Kayky Vinícius de Abreu Arruda. “Estou muito feliz em poder fazer parte de um programa tão importante para o meu futuro profissional. Estamos apenas no início das aulas, mas já aprendemos muito sobre o processo produtivo do papel e da celulose. Meu objetivo é fazer o curso técnico de Química para aprofundar ainda mais os meus conhecimentos e dar continuidade nessa área”, afirma.

Isabella Caroline Silva Teixeira, também moradora de Jundiapeba, soube do programa no ano passado, porém ainda não tinha alcançado a idade mínima para participar do processo seletivo. Depois de um ano, ela garantiu a sua vaga na formação. “Valeu muito a pena esperar! Essa é uma oportunidade única e uma porta de entrada para todos(as) os(as) jovens que querem atuar em uma indústria”, destaca.

Desde 2005, o Formare já capacitou mais de 920 jovens nas regiões de Suzano (SP), Imperatriz (MA), Mucuri (BA), Aracruz (ES) e Três Lagoas (MS). Em 2024, a iniciativa foi ampliada para a unidade de Belém (PA), tornando a Suzano a empresa com o maior número de escolas Formare no Brasil.

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, líder no segmento de papel higiênico no Brasil e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras a partir de matéria-prima de fonte renovável. Nossos produtos e soluções estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, abastecem mais de 100 países e incluem celulose, papéis para imprimir e escrever, papéis para embalagens, copos e canudos, papéis sanitários e produtos absorventes, além de novos bioprodutos desenvolvidos para atender a demanda global. A inovação e a sustentabilidade orientam nosso propósito de “Renovar a vida a partir da árvore” e nosso trabalho no enfrentamento dos desafios da sociedade e do planeta. Com 100 anos de história, temos ações nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais na página www.suzano.com.br

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher