Programa Escola Aberta foi reconhecido como iniciativa inovadora
A Prefeitura de Itaquaquecetuba recebeu o prêmio da 1ª edição do Inova Educação promovido pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat+) pela criação do programa Escola Aberta. A iniciativa da Secretaria de Educação, por meio do Departamento de Educação Especial (DEE), acolhe famílias e estudantes imigrantes no sistema público municipal de ensino e auxilia da área pedagógica à social.
A premiação visa reconhecer as melhores experiências das redes municipais para a “Alfabetização na Idade Certa”. A cerimônia contou com a participação do prefeito Eduardo Boigues, da secretária de Educação, Maria Cristina Perpetuo, educadores, gestores públicos e convidados de 11 cidades.
“Itaquá era um município que tinha um dos piores índices no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Mas agora está avançando e os estudantes estão tendo mais desempenho nos estudos. Com o programa Escola Aberta não é diferente. Temos o mesmo objetivo com os imigrantes, que é oferecer um ensino de qualidade”, destacou a chefe da pasta.
Concorreram ao prêmio 27 experiências e duas delas foram selecionadas. Mairiporã pela categoria municípios de até 100 mil habitantes e Itaquaquecetuba no grupo de municípios com mais de 100 mil habitantes. A seleção dos finalistas e a escolha dos vencedores foi realizada por uma comissão formada por coordenadores dos cursos de pedagogia de instituições de ensino da região.
“A educação de Itaquá é um grande orgulho. Estamos em uma luta constante para criar espaços de qualidade que promovam um ensino responsável. As escolas desempenham um papel crucial no apoio aos estudantes imigrantes e na promoção de uma educação que respeite e valorize a diversidade cultural e étnica da população”, acrescentou o prefeito Eduardo Boigues.
Programa Escola Aberta
Itaquaquecetuba possui mil crianças imigrantes matriculadas vindas de oito países. Dessas, 447 são atendidas pelo programa, que foi criado em outubro de 2022 e tem uma equipe composta por professores que dominam as línguas espanhola e inglesa, o que torna o atendimento acessível e humanizado.
O sucesso da iniciativa também se dá pela parceria com as secretarias de Saúde, Esporte, Mulher, Desenvolvimento Social, Fundo Social e Defensoria Pública, que intermediam ações de orientação sobre higiene bucal, documentação, encaminhamento e atendimento médico e na relação escola e família.