InícioMapa do TesouroItaquaquecetubaMatilde Gomes, liderança da OAB Itaquá, é a única mulher eleita como...

Matilde Gomes, liderança da OAB Itaquá, é a única mulher eleita como presidente nas subseções do Alto Tietê 

Advogada será a primeira figura feminina a assumir o cargo máximo da Ordem em 38 anos de história no município 


As eleições para a presidência da 152ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Itaquaquecetuba), realizadas na última quinta-feira (21/11), definiram a vitória da candidata da Chapa 1 (Compromisso e Progresso), Matilde Gomes, que será a única mulher a presidir uma subseção em toda a região do Alto Tietê no triênio 2025/2027. A atual vice-presidente da Ordem em Itaquá também será a primeira figura feminina da história a ser empossada no cargo máximo da entidade no município. 
Graduada em Direito pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e pós-graduada em Direito Previdenciário, Direito Civil e Processo Civil e Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, Matilde, que também já foi secretária-adjunta da subseção, foi eleita com 332 votos (71,09%). O grupo vitorioso também elegeu as advogadas Cleópatra Lins Guedes Martins (vice-presidente) e Fernanda Farias (secretária-geral), bem como Edmilson Jorge Soares (secretário-adjunto) e Felipe Perez (tesoureiro) à próxima diretoria.
O resultado confirmou um fato inédito para a subseção de Itaquaquecetuba: a eleição de uma mulher para a presidência. Na história, a OAB Itaquá teve como líderes os advogados João Capeloa Tarento (1986-1993), Aristides Jacob Alvares (1993-2003), Vagner da Costa (2004-2012), Zenival Alves de Lima (2013-2018) e Jairo Saturnino Mendes (2019-2024), e agora, pela primeira vez, a sucessão será ocupada por uma mulher que, inclusive, neste ciclo eleitoral, será a única liderança feminina em todas as subseções do Alto Tietê.
Saturnino parabenizou Matilde e sua chapa pela vitória, ressaltando que a Ordem seguirá avançando no próximo triênio. “Ao longo dos mandatos, a Dra. Matilde sempre foi um braço direito da minha atuação enquanto presidente, portanto, ela não carrega apenas o conhecimento técnico do Direito e a experiência profissional para representar a classe, como também reúne a vivência de uma diretoria que tem o compromisso de servir a advocacia para manter a subseção como uma das melhores do Estado, algo que alcançamos com muito trabalho e que, se Deus quiser, assim seguirá”, pontuou.
Por sua vez, a presidente eleita agradeceu o apoio da classe e reforçou que a manutenção do trabalho feito pelas diretorias anteriores será um diferencial para que a Ordem siga avançando em Itaquaquecetuba. “Com o Dr. Jairo, tivemos uma evolução em todos os aspectos da classe, desde a infraestrutura até o apoio aos inscritos, e não vamos parar por aqui. Como liderança feminina, em uma chapa que também conta com uma vice-presidente mulher, e em nome de toda a diretoria eleita, agradeço a confiança e reforço que hoje e sempre, nosso compromisso é com o progresso da Ordem em Itaquá”, concluiu.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher