Iniciativa das secretarias municipais de Educação e Emprego e Desenvolvimento Econômico leva alunos dos 5º anos da Rede Municipal de Ensino para conhecer indústrias em diferentes bairros
Criado em 2023, o Programa “Descobrindo a Fábrica” fez sucesso e está de volta. Coordenado pela Prefeitura de Guararema por meio das secretarias municipais de Educação e Emprego e Desenvolvimento Econômico, a iniciativa já iniciou nova rodada de aulas-passeio em indústrias do município com alunos dos 5º anos da Rede Municipal de Ensino.
O objetivo permanece o mesmo: mostrar, de perto, como são feitos diversos produtos utilizados no dia a dia, como embalagens, pantufas, cortinas e até mesmo combustível. Além dos profissionais das áreas específicas, as atividades contam com a presença de professores e monitores, sempre com o consentimento dos pais e/ou responsáveis e durante o horário escolar.
As visitas começaram nesta semana e seguem até o dia 6 de dezembro nas empresas Toder, Autopoli, Reisam e Salvador Logística, no bairro Lambari; RW Metal, no bairro Goiabal; Refri Leste, no Cerejeira; Wertus, no Fukushima; Marka Têxtil no Itapema; Transpetro, na Ponte Alta; e Confecções Conforto, na Freguesia da Escada.
Participam todos os estudantes dos 5º anos das escolas municipais “Dom Alberto Johnnes Steeger”, “João Baptista Jungers”, “José Benedito dos Santos”, “Keisaburo Honda”, “Presidente Getúlio Vargas”, “Professor Doutor Domingos Lerario”, “Professora Alice Moura Rodrigues”, “Professora Célia Leonor Lopes Lunardini”, “Professora Eunice Leonor Lopes Prado”, “José Donizete de Paiva” e “Sylvio Luciano de Campos”.
A partir das aulas-passeio, os alunos tiram dúvidas sobre o processo industrial, conhecem o mercado local e os diferentes tipos de produção e fazem relações multidisciplinares, já que os conteúdos são abordados em sala de aula.
O ‘Descobrindo a Indústria’ ainda vai ao encontro de um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (Onu) para a Agenda 2030 (número 9, relacionado a “Indústria, Inovação e Infraestrutura”). Mais informações sobre o programa podem ser obtidas pelo telefone (11) 4693-1717.