InícioCarros & MotosComo consultar carro ou moto pela placa gratuitamente

Como consultar carro ou moto pela placa gratuitamente

Sites do governo oferecem consulta gratuita e detalham dados sobre fabricação, número do chassi, e envolvimento em processos judiciais; veja.


Está pensando em comprar um veículo usado e precisa de mais informações sobre ele? Bom, há sites e aplicativos disponíveis na internet que, sejam pagos ou gratuitos, oferecem inúmeros dados sobre os automóveis, como marca, modelo, fabricação, registros de roubo e até envolvimento em processos judiciais. A seguir, saiba como realizar esta consulta usando a placa de um carro ou moto.


Para realizar consultas gratuitas, é importante entender que o tipo de informação que você vai conseguir será mais simplificada. Por exemplo, o aplicativo Sinesp Cidadão, criado pelo Ministério da Justiça, oferece informações como: modelo do automóvel, ano de fabricação, marca, e os últimos cinco números do chassi.

Já no site do Senatran, o usuário pode verificar se o veículo está em alguma lista de recall.
O site Renavam garante outros tipos de dados, como proprietário do veículo, informações sobre o motor, presença de restrições, envolvimento em processos judiciais, e registros anteriores de venda, roubo ou furto. Esta consulta, embora
gratuita, não pode ser feita apenas com o número da placa: são necessários os dígitos do CPF ou CNPJ do proprietário do veículo, e o número de identificação do Renavam.


Fora estas opções, ainda é possível acessar os dados de um veículo pelo banco de informações do Detran de cada estado. Com isso, você verifica a existência de multas, atrasos no pagamento do IPVA, bloqueio e demais problemas.
Também é possível citar o aplicativo VIO, que faz a leitura do QR Code em placas Mercosul: esta análise
informa, gratuitamente, se a placa é original, e qual empresa a fabricou e a estampou.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher