segunda-feira, março 31, 2025
spot_img
InícioMapa do TesouroCUIDADO COM O QUE FALA

CUIDADO COM O QUE FALA

Você sabia que aquilo que falamos, interfere diretamente nos nossos
comportamentos e em nossas relações interpessoais?


E quando digo o que falamos, não estou me referindo ao universo, palavras negativas que atraem coisas ruins, ou coisas do tipo. Me refiro as conversas, sobre o que expressamos, sobre como as pessoas nos enxergam depois de uma conversa.


Poucas vezes paramos para fazer uma análise daquilo que falamos, ou mesmo da maneira que nos expressamos, porque dependendo da maneira como o ouvinte recebeu o que foi dito, pode mudar completamente o contexto de uma história.
Sabe quando você começa a reclamar sempre de uma determinada pessoa?
Quem está ouvindo você reclamar desta pessoa o tempo todo, começa a pegar raiva de um indivíduo que ela nem conhece, e que talvez você mesmo nem tenha raiva, só fala para desabafar, e acaba criando um outro tipo de sentimento na pessoa que está ouvindo.


E isso serve para tantos outros contextos. Como falar sobre algo quando está se chateado ou magoado, porque a nossa percepção muda, e acabamos falando coisas que em outra situação não teríamos falado.


Faça uma autoanálise sempre que for falar algo. Como, “realmente é isso que eu estou querendo dizer?”, ou “vale a pena comentar algo deste tipo?”.
Precisamos utilizar “filtros” na hora de interagir com outra pessoa.

Isso não vai tirar a sua espontaneidade, mas sim evitar situações constrangedoras e embaraçosas, onde algumas vezes não temos a oportunidade de “consertar” o que foi dito.


A bíblia diz em Provérbios no capítulo 10 e versículo 19:
“Na multidão de palavras não falta pecado, mas o que modera os lábios é sensato”
E, de fato, as palavras não apenas refletem o que pensamos, mas também moldam a forma como nos sentimos e agimos.

Muitas vezes, em momentos de confiança ou tristeza, podemos falar coisas que não expressam verdadeiramente o
que sentimos, ou que, em outro contexto, não diríamos. Isso é um alerta para a importância de refletir antes de falar, de ser intencional com nossas palavras, especialmente quando estamos emocionalmente carregados.

Post anterior
Próximo post
Matérias Relacionadas

Deixe uma resposta

Deixe seu comentário
Seu nome por favor

- Advertisment -
Google search engine

Mais vistos