Na noite desta quinta-feira (28), a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes realizou sessão solene para entrega do título de Cidadã Mogiana a Haruko Tatebe, pelos relevantes serviços prestados ao município. Voluntária, Tatebe é imigrante japonesa e atua na valorização da cultura nipônica na cidade. A homenagem, de autoria do vereador Pedro Komura (União) ocorreu na Associação Cultural Bunkyo da Vila Industrial e foi presidida pelo vereador Edu Ota (Pode). Também participaram do evento diversas autoridades políticas, além de representantes da comunidade nipônica de Mogi das Cruzes.
Representando o Legislativo, o vereador Pedro Komura, exaltou a atuação da homenageada. “Ela representa muito bem a força da mulher japonesa por seu trabalho incansável durante todos esses anos, dedicando a sua vida à manutenção da nossa cultura, meus parabéns a dona Haruko por esse trabalho incrível desenvolvido”, afirmou.
O presidente da Associação Centro Mogi das Cruzes, Bento Fujii, também fez questão de enaltecer a trajetória da homenageada. “A entrega desse diploma deixa-nos honrados. A senhora Tatebe dedicou a maior parte do seu tempo em prol da nossa sociedade e em manter e divulgar a cultura japonesa”, ressaltou.
Ao final da solenidade, Tokoharu Tatebe, filho da homenageada, em nome da família, agradeceu as autoridades pelo Título. “Gostaria muito de a gradecer essa homenagem que foi prestada à minha mãe e a todos que colaboraram e que caminharam com ela até aqui”.
A solenidade também contou com a apresentação do coral Mogi Jukunen Sakura Korasu, sob a regência da maestrina Massako Ilshihara. Também estiveram presentes a vereadora Malu Fernandes (PL), que secretariou a sessão; o presidente do Jukunen, Myoshi Konno; o presidente do Conselho Deliberativo do Bunkyo, Shigeru Motsumoto; o vice presidente do Bunkyo Atuci Ikeda, representando o presidente da entidade, Frank Tuda; e o ex-vereador Expedito Tobias, representando o deputado estadual Marcos Damásio (PL).
Nascida na província de Fukuoka, em 02 de fevereiro de 1938, no Japão, a homenageada é filha de Chiyo Watanabe e Yachiyo Watanabe. Haruko é casada com Yukitaka Tatebe, com quem teve sete filhos: Takaharu, Junji, Roberto (Falecido), Monica Tomoko, Jorge Makoto, Helena Yoko e Lonmer Yuiti, além netos e bisnetos.
No dia 17 de junho 1961, eles embarcaram em Kobe, no navio holandês “Ticharenga”, passando por Hong Kong, Singapura, Cidade do Cabo e Rio de Janeiro. A família desembarcou no Brasil no porto de Santos.
Como muitos vindo do Japão, Haruko e Yukitaka seguiram para a lavoura. No entanto, após alguns meses, devido a um raio que caiu sobre seu marido, o casal decidiu trocar a agricultura pelo trabalho em uma granja avícola, no bairro de Cocuera, em Mogi das Cruzes.
Devido a frágil saúde do seu terceiro filho, eles se mudam para São José dos Campos, em busca de ajuda do dr. Fumio Tiba.
Em fevereiro de 1964, conheceram o senhor Taketsuna Watanabe. Através dele, o marido da homenageada — Yukitaka — conseguiu um emprego na NGK do Brasil, retornando dessa forma para Mogi das Cruzes, deixando a atividade da lavoura para ingressar em uma nova carreira.
Haruko, além dos afazeres domésticos e a dedicação à criação dos filhos, fazia costuras e bordados para ajudar nas despesas.
No ano de 1979, o casal decide trocar de atividade e abrem um armazém em Biritiba Mirim. Com o marido administrando o armazém, Haruko abre uma lanchonete, que logo vira um restaurante de comida japonesa: o “Haru no Ya“, no Centro de Mogi, apreciado por muitos clientes da colônia japonesa.
Por alguns anos, Haruki precisou se ausentar do Brasil, deixando o estabelecimento aos cuidados da filha Helena.
Em 1988, Haruki retorna do Japão e reassume o restaurante por alguns anos. Em 1992, ela resolve voltar para o Japão. Por algum tempo, a homenageada se dividiu entre o Brasil e sua terra natal.
Já em 1995, ela iniciou no voluntariado no Mogi Nihonjinkai. Entre 1996 a 2006, foi chefe do departamento feminino no Mogi Nikkai Fujimbutyo.
De 1997 a 2005, foi presidente do Mogi Bunkyo Rengo Fujinkai Kaityo. Já de 2007 a 2008, foi vice-presidente do Mogi Bunkyo Rengo Fujinkai Fukukaityo. Entre 2009 a 2010, presidiu o Mogi Nihonjinkai Kaityo.
Em 2011, foi vice-presidente do Mogi Rojimbu Fukukaityo.
Já de 2012 a 2022, foi responsável de departamento no Mogi Rojimbu Butyo. Entre 2023 e 2024, Haruko é conselheira do Mogi Rojimbu Komom.
Além disso, Haruko já recebeu várias homenagens. No Mogi Nihonjikai, ela foi condecorada pelos 15 anos de Fundação do Departamento Feminino e por seus 10 anos de dedicação, dada pelo presidente da agremiação na época Kijiro Fujii.
Haruko também foi contemplada com título de Honra ao Mérito pelo Centenário da Imigração Japonesa, concedido pelo Bunkyo Associação Cultural de Mogi das Cruzes.
Ela também já foi agraciada com a comenda Kasato Maru, que simboliza o reconhecimento à relevante atuação em prol de nossa sociedade e do relacionamento Brasil e Japão.
Haruko Tatebe também recebeu “agradecimento” feito pela Associação Centro Cultural e Esportiva de Mogi das Cruzes por ajudar e defender os interesses da comunidade nipo-brasileira de Mogi.
Haruko já foi contemplada também com a homenagem do Mogi Rojimbu pela Kaityo Mloshi Kono – Kanshadyo por seus 10 anos de dedicação à instituição.