InícioMapa do TesouroCAPS Adulto de Ribeirão Pires inicia projeto ‘CultivAção’

CAPS Adulto de Ribeirão Pires inicia projeto ‘CultivAção’

Horta terapêutica incentiva bem-estar, aprendizado e qualidade de vida aos participantes, ampliando o impacto do cuidado clínico

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Adulto de Ribeirão Pires lançou o ‘CultivAção’, uma iniciativa de horta terapêutica que tem como objetivo promover o bem-estar dos participantes por meio do cultivo de plantas e hortaliças. O projeto busca oferecer um espaço terapêutico e integrador, auxiliando na saúde mental e também contribuindo para geração de renda. 

A horta cultivada pelos pacientes inclui alface, cebolinha e diversos outros tipos de vegetais, sendo totalmente manejada por eles. Os participantes são responsáveis por todas as etapas do processo, desde a confecção das caixas até o plantio e a manutenção completa da horta, promovendo aprendizado e socialização. 

Grupo foi criado há quase dois meses e beneficia aqueles pacientes com transtorno grave ou persistente, que com a horta terapêutica tendem a melhorar a saúde mental. “Mesmo em espaços pequenos, os pacientes conseguem levar essas atividades realizadas em suas casas. Isso também incentiva alimentação saudável e gera bem estar. Então é uma ação para além do CAPS que gera impacto direto na saúde e na qualidade de vida dos pacientes”, declarou Liliane Mota, psicóloga e idealizadora do projeto ‘CultivAção’.  

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Adulto de Ribeirão Pires conta com diversos outros grupos terapêuticos, como oficina de leitura, artes, teatro, além de grupos de psicoterapia para homens, mulheres e também para pessoas com 60 anos ou mais. 

O atendimento do CAPS Adulto acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.  Caso seja a primeira vez, o paciente deve passar por uma triagem, que acontece de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h, e de segunda a sexta-feira, das 13h às 16h. O CAPS Adulto atende pacientes acima de 18 anos com transtornos graves e persistentes.

O primeiro acesso ao serviço gratuito de saúde mental da rede pública pode ser feito de forma espontânea ou via encaminhamento por unidades da Atenção Básica – UBSs e USFs.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher