InícioMapa do TesouroSaúde reforça ações de prevenção ao HIV nos postos ao longo da...

Saúde reforça ações de prevenção ao HIV nos postos ao longo da semana

Nesta segunda-feira (02/12) haverá orientações na Estação Suzano e no próximo sábado (07/12) será organizado um ‘Dia D’ na Clínica da Família e na UBS do Jardim Natal

A Secretaria de Saúde de Suzano reforçará as ações de prevenção do HIV ao longo desta semana (02 a 06/12) nos 24 postos da rede municipal, das 8 às 16 horas. Paralelamente a essa atividade, haverá, na segunda-feira, orientações na Estação Suzano da Linha 11-Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Já no próximo sábado (07/12), ocorrerão testagens na Clínica da Família André Cano Garcia (avenida Jaguari, 37 – Cidade Boa Vista), das 9 às 15 horas, e na Unidade Básica de Saúde (UBS) Antonio Augusto Nunes, no Jardim Natal (rua Dr. Prudente de Moraes, 2.719), das 8 às 16 horas. Esse é considerado o “Dia D” da campanha “Fique Sabendo!”, que faz parte da programação do “Dezembro Vermelho”, mês destinado à conscientização sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), em especial o HIV.

O público-alvo é aquele mais vulnerável ao risco do HIV no município, que inclui os homens que fazem sexo com homens, transsexuais, adolescentes, adultos de 18 a 25 anos, população em situação de rua, usuários de drogas e profissionais do sexo. Além das testagens, serão distribuídos insumos de prevenção, reforçadas as informações sobre prevenção combinada e o diagnóstico e tratamento do HIV. A campanha visa ainda oferecer tratamento oportuno para todas as pessoas diagnosticadas durante esses dias para interromper a cadeia de transmissão do HIV e reduzir a morbidade e mortalidade por Aids.

A campanha de 2024 busca alcançar números próximos daqueles registrados no ano passado, quando foram realizados 1.878 testes e 204 coletas. Em dezembro de 2023, as unidades de saúde ainda garantiram 601 testes rápidos para a detecção de HIV, 591 de sífilis, 343 de hepatite B e outros 343 de hepatite A. Houve ainda 107 coletas de sorologia de sífilis e 97 de HIV realizadas.

Vale ressaltar que, neste ano, a partir do dia 11 de dezembro, será dado início à programação de prescrição da Profilaxia de Pré-Exposição (PreP) às ISTs nos postos. O município já faz dispensação de medicamentos para receitas de serviço privado e público desde o começo de 2024, mas para atendimento de prescrição, a pasta aguardava adequação do setor de Recursos Humanos. Esta era uma das metas do Programa Municipal de ISTs, HIV e Hepatites Virais para este ano.

A coordenadora do Programa Municipal de ISTs/HIV e Hepatites Virais, Micheli Aparecida de Paula Santos Rosa, destacou que a iniciativa abrange os aspectos que devem ser trabalhados no que se refere ao tema. “A campanha pretende conscientizar a população da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do HIV com a oferta de testagem às populações mais vulneráveis e incentivando pessoas com vida sexual ativa, mas que nunca realizam o exame, a conhecer o seu status sorológico”, pontuou.

Por sua vez, o secretário Diego Ferreira afirmou que a atividade valoriza mais uma importante iniciativa do calendário da saúde. “Como temos feito em todos os meses, abraçamos mais essa campanha que traz recomendações importantes sobre o HIV. Reforçamos as ações na rede municipal para que a população possa tirar dúvidas e realizar os testes de forma a garantir a prevenção e o tratamento que se fizer necessário”, declarou o chefe da pasta.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher