Equipe de especialistas do equipamento foi recebida pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi para celebrar a marca; número de procedimentos passou de 1,1 milhão neste semestre
A Unidade Municipal de Fisioterapia de Suzano, no centro, alcançou a marca de 373.350 atendimentos e 1.128.972 procedimentos no seu 13º aniversário, completado em outubro. Para celebrar as marcas, o prefeito Rodrigo Ashiuchi recebeu, no último dia 13 (quarta-feira), no Paço Municipal Prefeito Firmino José da Costa, a equipe de especialistas que trabalham no equipamento, que é coordenado pelo fisioterapeuta Luiz Fidalgo. O vereador e prefeito eleito, Pedro Ishi, e o chefe de Gabinete e secretário municipal de Segurança Cidadã, Afrânio Evaristo da Silva, também marcaram presença no encontro.
Os serviços nesse espaço têm passado por novidades constantes para que um número maior de procedimentos possa ser disponibilizado aos pacientes. Atualmente, a composição interna deste polo de referência conta com uma sala de avaliação, uma sala de Cinesioterapia, uma sala de Neurologia e nove boxes com aparelhos para que os profissionais possam oferecer atividades como pilates, acupuntura e auriculoterapia, que contribuem com atendimentos realizados desde o início nas áreas de Ortopedia, Neurologia, Reumatologia, Pediatria e Fisioterapia Respiratória.
A homenagem a todos os profissionais que atuam para o cuidado aos munícipes foi prestada por meio dos representantes do segmento. Além de Fidalgo, também estiveram na reunião os fisioterapeutas Cristiane Pedra, Daniella Ono, Mariza de Almeida, Jonathan Borges e Fabiane Lima, bem como a educadora física Renata de Oliveira. A equipe que presta assistência no espaço também aumentou com o passar dos anos. No início, eram sete funcionários, sendo cinco fisioterapeutas. Atualmente, são dez trabalhadores, e um total de sete especialistas nesta área. O trabalho garante uma média mensal de 3 mil atendimentos e 9 mil procedimentos.
Esses procedimentos auxiliam no tratamento de doenças como distúrbios digestivos, respiratórios e neurológicos, fortalecendo as funções físicas e cognitivas por meio de um trabalho especializado, como os casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC), lesão medular e alterações no desenvolvimento. Além disso, um dos objetivos do serviço é promover a prevenção do acometimento de doenças, bem como a reabilitação de pessoas com deficiência física. O serviço abrange desde crianças com problemas ortopédicos e neurológicos até adultos com quadros decorrentes de acidentes e quedas. A equipe de fisioterapeutas da unidade presta serviço por meio de agendamentos pelo setor de Regulação da Secretaria de Saúde de Suzano.
Para Luiz Fidalgo, é de vital importância oferecer este tipo de serviço à população. “Procuramos apoiar todos aqueles que necessitam de algum tipo de tratamento fisioterápico. Para isso, oferecemos diversos tipos de atendimento com o objetivo de reduzir o risco de lesões e melhorar a capacidade funcional, promovendo a reabilitação física, social e mental. A marca de atendimentos e procedimentos que alcançamos mostra nosso comprometimento e nossa dedicação em oferecer um serviço de qualidade à população”, disse o coordenador.
O prefeito ressaltou que a unidade fortalece o atendimento integral e multidisciplinar oferecido na rede de saúde pública. “Os atendimentos nessa área são essenciais para garantir o bem-estar dos suzanenses, pois é um trabalho que atua diretamente para melhorar a mobilidade, recuperar funções perdidas e aliviar dores. Uma pessoa sem incômodo é mais produtiva, dinâmica e alegre. É uma realização para todos nós saber que temos um polo de referência como esse, com uma equipe de alto nível. Parabéns a todos!”, destacou Ashiuchi.