Desta vez, um ipê-amarelo foi plantado no Parque Max Feffer em homenagem à pequena Alice Moreira Simões, de apenas três meses de vida
O Viveiro Municipal Tomoe Uemura realizou nesta terça-feira (26/11) mais uma ação do projeto “Nasce uma Criança, Planta-se uma Árvore”. Nesta edição, um ipê-amarelo foi plantado nas dependências do Parque Municipal Max Feffer, no Jardim Imperador. A árvore foi cultivada em homenagem a pequena Alice Moreira Simões, de três meses, atendendo ao pedido de sua família, e contribuirá para o fortalecimento da arborização do parque.
Estiveram presentes na ocasião o vereador e idealizador do projeto, Marcio Alexandre de Souza, o Marcio Malt; o diretor do Viveiro Municipal, Marcelo Silva; e a mãe da homenageada, Beatriz Moreira da Cruz. A atividade teve duração de 30 minutos.
O programa, criado pela Lei nº 5.341/2022, já resultou no plantio de árvores dedicadas a três recém-nascidos ao longo deste ano. A iniciativa tem como objetivo ampliar a arborização das áreas públicas e reforçar o vínculo das crianças com a natureza. Com um funcionamento simples, a cada nascimento no município a família pode solicitar o plantio de uma árvore em homenagem à criança. Esse processo garante que as homenagens sejam realizadas de forma organizada e planejada, contribuindo para o aumento da área verde da cidade e incentivando a consciência ambiental desde os primeiros anos de vida.
Para participar do programa é necessário entrar em contato com o Viveiro Municipal Tomoe Uemura no prazo de até 90 dias após o nascimento da criança. O plantio da árvore será realizado em um local escolhido, dando preferência a áreas públicas urbanas, sempre em conformidade com a legislação vigente. Outras informações podem ser pelo número de telefone (11) 4749-3943, das 8 às 17 horas.
Para o parlamentar, as ações promovidas pelo projeto têm como objetivo um bem maior, buscando não apenas o plantio, mas também a conscientização de todos aqueles que se envolvem na iniciativa. “Ao relacionar o nascimento de uma criança ao crescimento de uma árvore, o projeto transmite uma mensagem sobre a importância de cuidar e nutrir o meio ambiente, assim como fazemos com as gerações futuras. Essa conexão simbólica reforça a ideia de que tanto as árvores quanto as crianças precisam de cuidados para se desenvolverem plenamente e contribuírem para a construção de um futuro mais sustentável”, destacou.
A dirigente do Viveiro Municipal, a primeira-dama Larissa Ashiuchi, parabenizou a família pela iniciativa e destacou a importância da ação. “Além de contribuir para o meio ambiente, a família está garantindo um benefício duradouro para a própria criança no futuro. Esse gesto simboliza o cuidado e a responsabilidade com as futuras gerações, reafirmando o compromisso com um mundo mais sustentável”, finalizou ela.