Neste ano letivo, a Secretaria de Educação de Ferraz de Vasconcelos garantiu que toda a rede municipal promovesse a valorização da cultura ferrazense com diversas ações do projeto “Aniversário de Ferraz”. Todas as 65 unidades municipais e conveniadas cultivam o plantio de uvas de diversas espécies. Nesta quinta-feira (5), a titular da pasta, Paula Trevizolli, realizou o encerramento oficial ao lado do viticultor e parceiro do projeto, Sergio Semerdjian.
A secretária entregou o balanço de todas as atividades e ações realizadas, com informações e registros fotográficos que destacam a importância educativa que o trabalho proporcionou nas salas de aula, evidenciando o fato de que a cidade é reconhecida como o Berço da Uva Itália no Brasil e a relevância do mérito ferrazense. “Hoje nossos alunos sabem a história do próprio município, por meio de documentos, pesquisas e memórias de quem viveu a época e conhece Ferraz de Vasconcelos como ninguém. O trabalho educativo do senhor Sergio é fantástico”, destaca.
Além da plantação das mudas de uvas Niágara Branca, Bordô, Isabel e Niágara Rosa, os estudantes têm acesso ao Pomar Escola Agrônomo Luciano Poletti, que une educação, sustentabilidade, preservação da memória histórica e fomenta um potencial turístico no futuro. Professores e gestores também participaram de formações e oficinas pedagógicas. Sendo assim, cada unidade promoveu exposições e tarefas sobre a temática.
Polleti foi uma figura notável no desenvolvimento da fruticultura brasileira em território ferrazense. Em 1927, iniciou a aclimatização de frutas europeias e Uva Itália na Vila Romanopolis. O trabalho pioneiro resultou na produção e disseminação de variedades, como maçã, pêssego, pera, ameixa e marmelo.
“Todas as crianças têm o direito de conhecer a história de onde vivem e estudam. Esses fatos contribuem na formação da identidade e reforça o pertencimento do seu mundo”, pontua Semerdjian.