InícioFerraz de VasconcelosProjeto de valorização à cultura ferrazense cultiva plantio de uvas em escolas...

Projeto de valorização à cultura ferrazense cultiva plantio de uvas em escolas municipais


Neste ano letivo, a Secretaria de Educação de Ferraz de Vasconcelos garantiu que toda a rede municipal promovesse a valorização da cultura ferrazense com diversas ações do projeto “Aniversário de Ferraz”. Todas as 65 unidades municipais e conveniadas cultivam o plantio de uvas de diversas espécies. Nesta quinta-feira (5), a titular da pasta, Paula Trevizolli, realizou o encerramento oficial ao lado do viticultor e parceiro do projeto, Sergio Semerdjian.

A secretária entregou o balanço de todas as atividades e ações realizadas, com informações e registros fotográficos que destacam a importância educativa que o trabalho proporcionou nas salas de aula, evidenciando o fato de que a cidade é reconhecida como o Berço da Uva Itália no Brasil e a relevância do mérito ferrazense. “Hoje nossos alunos sabem a história do próprio município, por meio de documentos, pesquisas e memórias de quem viveu a época e conhece Ferraz de Vasconcelos como ninguém. O trabalho educativo do senhor Sergio é fantástico”, destaca.

Além da plantação das mudas de uvas Niágara Branca, Bordô, Isabel e Niágara Rosa, os estudantes têm acesso ao Pomar Escola Agrônomo Luciano Poletti, que une educação, sustentabilidade, preservação da memória histórica e fomenta um potencial turístico no futuro. Professores e gestores também participaram de formações e oficinas pedagógicas. Sendo assim, cada unidade promoveu exposições e tarefas sobre a temática.

Polleti foi uma figura notável no desenvolvimento da fruticultura brasileira em território ferrazense. Em 1927, iniciou a aclimatização de frutas europeias e Uva Itália na Vila Romanopolis. O trabalho pioneiro resultou na produção e disseminação de variedades, como maçã, pêssego, pera, ameixa e marmelo.

“Todas as crianças têm o direito de conhecer a história de onde vivem e estudam. Esses fatos contribuem na formação da identidade e reforça o pertencimento do seu mundo”, pontua Semerdjian.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher