Decoração do Shopping São José garante acessibilidade a suas atrações natalinas
Já parou para pensar em como as decorações de Natal são pouco inclusivas e não privilegiam as diferenças? Não é o caso do Shopping São José, localizado na grande Curitiba (PR), que apostou em um Natal inclusivo. A decoração, em tons de vermelho, é acessível para Pessoas Com Deficiência (PCDs) e proporciona a todos uma imersão nas maravilhosas e encantadoras tradições natalinas.
Neste ano, a decoração de Natal do Shopping São José é inédita, com uma árvore suspensa de 11 metros de altura que promete encantar os visitantes. As atrações foram pensadas para proporcionar momentos especiais para toda a família, com foco em acessibilidade e diversão.
A decoração principal possui um painel tátil com texturas, formas e diferentes materiais para representar sensorialmente a decoração, e ainda a descrição em Braile, garantindo a experiência a deficientes visuais. O cenário também conta com jogos onde as crianças podem se divertir e até aprender o alfabeto em Libras de forma divertida. O presépio em tamanho real também conta com descrição em Braile.
“Sabemos o quão importante é a inclusão e ao longo de todo ano realizamos uma série de iniciativas neste sentido, como treinamento em libras para os colaboradores, empréstimos de itens para pessoas com TEA, entre outros. No Natal não poderia ser diferente e por isso investimos em uma decoração inédita, com itens que reforçam o compromisso do Shopping com a inclusão”, conta Talita Dallmann, gerente de marketing do shopping.
Para deixar a data ainda mais bonita e inclusiva, a foto produzida com clientes reais para divulgar a campanha de Natal, trouxe como protagonista a família do Theo, que tem Síndrome de Down. “Recebemos o convite do Shopping São José para participar da campanha de Natal desse ano e foi uma imensa alegria, até porque essa é a data que nós mais amamos comemorar. O dia da gravação foi uma experiência incrível, todas as pessoas que estavam envolvidas tiveram muita paciência e empatia conosco, realmente foi um dia que vai ficar guardado na memória principalmente para nós como pais atípicos. Ficamos muito felizes de mostrar para todos que a diferença é o que nos torna únicos”, conta Mayara S. Godoy, que também participou da campanha e é mãe de Theo.
Ainda em dezembro, o empreendimento também passará a oferecer um mapa tátil em braile no piso G1, na entrada pela Rua Voluntários da Pátria. O mapa tátil trará uma representação física e em relevo do local, permitindo que pessoas com deficiência visual ou baixa visão possam se orientar com segurança e independência dentro do Shopping. Com as sinalizações, será possível identificar os andares e trajetos entre os ambientes de forma prática e intuitiva. O Shopping já contava com sinalizações em braile em seus banheiros e elevadores.
“É mais um passo importante para promover a inclusão social e a autonomia dos clientes. Esse novo investimento, vem para aprimorar ainda mais as instalações e tornar o Shopping São José cada vez mais acessível a todos”, finaliza Talita.
Solidariedade
A inclusão também acontece em diversas ações sociais. O Shopping São José mantém importantes iniciativas que já fazem parte do calendário de Natal do empreendimento.
Junto da decoração principal, o tradicional Poço dos Desejos, convida os visitantes a depositarem suas moedinhas. Todo o valor arrecadado será doado para o Lar dos Anjos de São José dos Pinhais, uma instituição que acolhe mulheres idosas em situação de vulnerabilidade, desde 2004.
A Árvore Solidária, já em sua 14ª edição, e oferece a oportunidade de transformar o Natal de uma criança carente. Mais de mil cartinhas, atendidas pelos Rotary Clubs de São José dos Pinhais e Tijucas do Sul, aguardam adoção. As cartinhas podem ser retiradas até o dia 13 de dezembro, e os presentes devem ser entregues até essa data.
E por fim, participando do Natal Social, da Secretaria de Assistência Social de São José dos Pinhais, o Shopping irá apadrinhar o Instituto Kópher, uma instituição sem fins lucrativos, enviando um presente de Natal a cada adolescente acolhido pela instituição.