InícioMapa do TesouroDezembro Vermelho: Serviço de Atenção Especializada de Ribeirão Pires realizou mais de...

Dezembro Vermelho: Serviço de Atenção Especializada de Ribeirão Pires realizou mais de 4,3 mil testes de ISTs 

O município se destaca também com premiações por excelência no combate à transmissão do HIV, além da redução de diagnósticos da doença

Durante a campanha Dezembro Vermelho e ao longo de 2024, o Serviço de Atenção Especializada (SAE) de Ribeirão Pires realizou cerca de 4,3 mil testes para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), consolidando-se como referência regional no combate ao HIV, AIDS e outras ISTs. O equipamento, que oferece tratamento, testagens e orientações, também foi destaque ao receber diversas premiações pela excelência de seus serviços ao longo do ano.

Atualmente, o SAE acompanha 397 pessoas em tratamento contra o HIV. Vale destacar a queda no número de casos diagnosticados entre 2021 e 2024. De janeiro a novembro deste ano, foram registrados 14 novos casos, o menor número do período, representando uma redução de 44% em relação a 2021, quando 25 casos foram contabilizados, o maior índice registrado neste intervalo.

O equipamento da Prefeitura realiza testes e tratamentos de forma gratuita de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, realizado também nas unidades da Atenção Básica – USF e UBS -, exceto para tratamento de sífilis, hepatites e HIV. Além disso, a equipe realiza diversas atividades extra muro, com testagens em comunidades terapêuticas, orientações e também promove atividades educacionais. 

Reconhecida pelos bons indicadores, Ribeirão Pires foi premiada pelo quarto ano consecutivo na 6° Edição do Prêmio Luiza Matida, por atingir indicadores de eliminação da transmissão vertical do HIV. No Grande ABC, Ribeirão Pires foi o único município a receber o reconhecimento. Em âmbito nacional, Ribeirão Pires está entre as 75 cidades do Brasil que também recebeu o Selo Prata pela eliminação da transmissão vertical do HIV.

O Programa de ISTs/HIV de Ribeirão Pires também recebeu também neste ano o Selo Ouro, no Programa de Qualificação de Boas Práticas em HIV/Aids, realizado pelo Governo do Estado de São Paulo. 

Todas as informações dos pacientes são sigilosas. Além disso, a rede municipal de saúde oferta preservativos gratuitos – feminino e masculino.  O Serviço de Atenção Especializada (SAE) está localizado na Av. Francisco Monteiro, 205, na região central.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher