InícioMapa do TesouroGuararemaDurante o verão, Prefeitura de Guararema reforça combate à dengue

Durante o verão, Prefeitura de Guararema reforça combate à dengue

Trabalho preventivo é enfatizado no período em que o aumento da temperatura, chuvas e umidade favorecem a proliferação do mosquito Aedes aegypti

Dados do Ministério da Saúde apontam que o aumento da temperatura, chuvas e umidade trazidos pelo verão favorece a transmissão de arboviroses. Por isso nesta época do ano a Prefeitura de Guararema reforça medidas de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, que se reproduz em água parada e transmite doenças como a dengue, a zika e a chikungunya

Exemplos de medidas fáceis de serem adotadas em casa pelos munícipes são a verificação diária dos quintais, com a eliminação de possíveis focos do mosquito. Caixas d’água e lixeiras devem estar sempre tampadas, garrafas sempre viradas com as bocas para baixo, pneus e outros objetos armazenados em locais cobertos, assim como calhas sempre desentupidas e vasos de planta sempre acompanhados de pratinhos com areia.

Enquanto o morador se previne dentro de casa, a Prefeitura de Guararema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue com visitas nas residências, empresas e indústrias de todo o município para identificar possíveis focos do Aedes aegypti, inclusive dentro de ralos e vasos de plantas aquáticas.

Essas ações rotineiras se complementam a atividades de orientação e conscientização da campanha “Dengue: pequena no tamanho, gigante nos riscos à vida”, com distribuição de panfletos informativos que trazem dados sobre a prevenção e também sobre a identificação de sintomas da dengue, que incluem dor de cabeça, manchas avermelhadas na pele, vômitos e febre alta.

Todas as informações pertinentes também são disponibilizadas nos canais oficiais da Prefeitura de Guararema e nas Unidades de Saúde do município, que alertam sobre os perigos da dengue durante todo o ano.

Em casos confirmados da doença a Administração Municipal conduz, ainda, a nebulização na residência das pessoas infectadas e no entorno, em um raio de 150 metros, conforme os protocolos sanitários relacionados ao mosquito Aedes aegypti. Durante o procedimento é utilizado um material aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que mata os mosquitos adultos e não representa riscos à saúde humana. Outras informações estão disponíveis pelo telefone (11) 4693-8040, da Secretaria Municipal de Saúde.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher