Trabalho preventivo é enfatizado no período em que o aumento da temperatura, chuvas e umidade favorecem a proliferação do mosquito Aedes aegypti
Dados do Ministério da Saúde apontam que o aumento da temperatura, chuvas e umidade trazidos pelo verão favorece a transmissão de arboviroses. Por isso nesta época do ano a Prefeitura de Guararema reforça medidas de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, que se reproduz em água parada e transmite doenças como a dengue, a zika e a chikungunya
Exemplos de medidas fáceis de serem adotadas em casa pelos munícipes são a verificação diária dos quintais, com a eliminação de possíveis focos do mosquito. Caixas d’água e lixeiras devem estar sempre tampadas, garrafas sempre viradas com as bocas para baixo, pneus e outros objetos armazenados em locais cobertos, assim como calhas sempre desentupidas e vasos de planta sempre acompanhados de pratinhos com areia.
Enquanto o morador se previne dentro de casa, a Prefeitura de Guararema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue com visitas nas residências, empresas e indústrias de todo o município para identificar possíveis focos do Aedes aegypti, inclusive dentro de ralos e vasos de plantas aquáticas.
Essas ações rotineiras se complementam a atividades de orientação e conscientização da campanha “Dengue: pequena no tamanho, gigante nos riscos à vida”, com distribuição de panfletos informativos que trazem dados sobre a prevenção e também sobre a identificação de sintomas da dengue, que incluem dor de cabeça, manchas avermelhadas na pele, vômitos e febre alta.
Todas as informações pertinentes também são disponibilizadas nos canais oficiais da Prefeitura de Guararema e nas Unidades de Saúde do município, que alertam sobre os perigos da dengue durante todo o ano.
Em casos confirmados da doença a Administração Municipal conduz, ainda, a nebulização na residência das pessoas infectadas e no entorno, em um raio de 150 metros, conforme os protocolos sanitários relacionados ao mosquito Aedes aegypti. Durante o procedimento é utilizado um material aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que mata os mosquitos adultos e não representa riscos à saúde humana. Outras informações estão disponíveis pelo telefone (11) 4693-8040, da Secretaria Municipal de Saúde.