InícioMapa do TesouroNo Consórcio Intermunicipal, GCM de Ribeirão Pires participa de reunião sobre Patrulha...

No Consórcio Intermunicipal, GCM de Ribeirão Pires participa de reunião sobre Patrulha Maria da Penha

Guardas de outros cinco municípios também participaram do encontro

A GCM (Guarda Civil Municipal) de Ribeirão Pires participou de reunião com outras corporações da região e que tratou especificamente das conquistas, desafios e troca de experiências sobre a Patrulha Maria da Penha. A atividade ocorreu na sede do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

Reunindo os comandos das GCMs, ao menos Guardas de seis municípios participaram do encontro: Santo André, São Bernardo, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. A conversa foi espécie de balanço realizado pelas corporações para troca de experiências e para possibilidade de unificar demandas.

Um dos tópicos mais importantes abordados pelas corporações presentes no evento foi a criação de um protocolo regional que serviria para a padronização das equipes das Patrulhas Maria da Penha nos municípios. A ideia é que haja um padrão de abordagem e atendimento às ocorrências relacionadas a violências contra a mulher.

Além disso, também se tratou da designação de GCM para cuidar da parte documental e administrativa das medidas protetivas e do acompanhamento das ocorrências. As GCMs entendem que, com essa dedicação específica, pode haver celeridade no atendimento à vítima e nas partes burocráticas. 

Outro ponto abordado na reunião foi a importância de se ampliar a interlocução entre as equipes da Patrulha Maria da Penha dos municípios. A intenção é que haja troca de informações para traçar estratégias e também de averiguar suspeitos que podem transitar pelas cidades vizinhas. 

Em Ribeirão Pires, a Patrulha Maria da Penha completou três anos em 2024. Com diversos atendimentos a mulheres, a Guarda também disponibiliza aplicativo ANA para vítimas que tenham medida protetiva contra o agressor. 

Além disso, a Prefeitura da Estância também mantém espaço privativo com o objetivo de realizar atendimento acolhedor e com um ambiente humanizado, que também conta com brinquedoteca para vítimas com filhos ou filhas.

Ribeirão Pires conta ainda com o trabalho da Coordenadoria de Mulheres, vinculado ao CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), que realiza o suporte, orientação e acompanhamento a mulheres em situação de violência. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Batista Lion, 108-B. Há ainda o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Mulheres, que atua para a criação de políticas públicas específicas.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher