InícioMapa do TesouroMais de 2 mil alunos de dez escolas municipais participam da ‘Feira...

Mais de 2 mil alunos de dez escolas municipais participam da ‘Feira do Empreendedorismo’

Conceitos e aprendizados trabalhados em sala de aula, ao longo deste segundo semestre, foram aplicados durante a atividade nas unidades

A Secretaria Municipal de Educação realizou, entre a última semana de novembro e primeira semana deste mês, a quarta edição da “Feira do Empreendedorismo”, que mobilizou 2.103 alunos de dez escolas da rede municipal. A atividade marcou a finalização de mais um ciclo do projeto “Jovens Empreendedores Primeiros Passos”, que visa desenvolver habilidades e comportamentos empreendedores com os alunos. Os conceitos aprendidos ao longo do segundo semestre foram aplicados durante a atividade, que ofertou para as comunidades do entorno das unidades peças de artesanato, roupa, sapatos, bolsas, queijos e outros alimentos.

Receberam a feira as Escolas Municipais Professora Liuba Pizzolitto, no Jardim das Lavras Mirim; Abrão Salomão Domingues, no Tabamarajoara; Professora Ana Rita Gomes, no Jardim Margareth; Ângela Martins de Oliveira, no Jardim Dora; Brasilio Ribeiro, na Vila São Pedro; Professora Célia Pereira de Lima, na Vila Colorado; Professor Paulo Henrique Barreiros, no Parque Residencial Samambaia; Professora Sonia Regina Alonso Ostermayer, na Vila São Pedro; Sérgio Simão, no Jardim Europa; e Vereador Waldemar Calil, na Cidade Boa Vista.

Os conteúdos trabalhados nos últimos meses, que proporcionaram os conhecimentos necessários para a realização das atividades nos meses de novembro e dezembro, até mesmo por meio de apostilas, foram distribuídos em cinco módulos. O primeiro deles, “Descobertas empreendedoras no jardim sensorial”, estimulou a vivência de etapas de um plano de negócios por meio da montagem de uma loja de ervas aromáticas; o segundo, “Descobrindo alimentos e temperos naturais”, propôs a interação com a natureza a partir da montagem de uma loja de temperos naturais; o terceiro, “Brinquedos ecológicos”, previu a montagem de uma oficina de brinquedos ecológicos para que fosse ensinada a confecção de brinquedos com materiais recicláveis. Já o quarto módulo, “Produções culturais criativas”, teve o intuito de promover a valorização da cultura local como livros, jogos, gibis, dança e coral. E, por fim, o quinto, “Sabores e cores regionais”, trabalhou o alimento como uma grande oportunidade de negócio.

No primeiro semestre, a pasta ofereceu, por meio de uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), uma capacitação para professores e gestores das unidades de ensino sobre os conceitos de empreendedorismo que seriam trabalhados com alunos em sala de aula. Os cursos de formação foram oferecidos de forma on-line, nos meses de março e abril, para 87 profissionais.

O secretário Leandro Bassini afirmou que as experiências vividas pelos alunos garantirão uma formação que poderá ser aplicada ao longo da trajetória escolar e inclusive profissional. “São temáticas e vivências que agregarão de maneira expressiva na visão dos alunos quanto à aplicação do conhecimento. Eles poderão ver de que forma o aprendizado assimilado poderá ser revertido em geração de renda e perspectivas futuras, a partir de práticas sustentáveis”, declarou o chefe da pasta.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher