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Professoras de Guararema concluem Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil

A partir de encontros formativos para docentes da primeira etapa da Educação Básica, projeto aprimora o trabalho com a linguagem oral e escrita nas pré-escolas

Realizado pela Prefeitura de Guararema por meio da Secretaria Municipal de Educação, o Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) foi concluído na última semana. Na ocasião, professoras da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino participaram de um encontro especial na Estação Literária “Profª Maria de Lourdes Évora Camargo”.

A abertura do evento contou com a presença do contador de histórias Marlon Chucruts, da companhia “Malas Portam”, cuja arte cativou a todos, trazendo ainda mais magia ao universo da literatura infantil e encerrando o ano com chave de ouro. 

Além disso, as professoras compartilharam práticas pedagógicas por meio de apresentações e estações expositivas com materiais produzidos ao longo dos encontros formativos, estabelecendo rica troca de ideias e experiências, reforçando o impacto transformador do LEEI. 

O projeto, que promoveu encontros formativos específicos para os docentes da primeira etapa da Educação Básica, teve como objetivo aprimorar o trabalho com a linguagem oral e escrita nas pré-escolas, abordando a questão: “Alfabetização, leitura e escrita: qual é o papel da Educação Infantil nesse cenário?”.

Ao longo de 2024, o LEEI proporcionou uma rica jornada de descobertas, trocas e de aprendizagens para educadoras e crianças. Desde os primeiros encontros, a literatura infantil foi destacada como ferramenta essencial para o desenvolvimento da linguagem, da imaginação e do pensamento crítico nas práticas pedagógicas. 

As professoras participaram de experiências que ampliaram as perspectivas sobre o impacto das obras literárias no cotidiano escolar. Em momentos de estudo, reflexões e troca de práticas, foi possível aprofundar a construção de um ambiente alfabetizador e significativo para as crianças. 

“Um dos principais aprendizados do LEEI foi compreender que, na Educação Infantil, a leitura e a escrita vão além de técnicas. São experiências que respeitam o ritmo, os interesses e a imaginação de cada criança, reconhecendo-a como sujeito ativo no processo de aprendizado”, avalia a secretária municipal de Educação de Guararema, Clara Assumpção Eroles Freire Nunes.

Quem completa é Michele Gonçalves Fonseca, Assessora da Secretaria Municipal de Educação.  “Ao final deste ciclo, ficou evidente que o LEEI promoveu transformações significativas na prática docente. As professoras passaram a enxergar as obras literárias como uma ponte poderosa entre a imaginação, a afetividade e o aprendizado, proporcionando às crianças experiências mais ricas e encantadoras. Que o próximo ano seja a continuidade deste percurso, sempre com o compromisso de tornar a leitura e a escrita um universo acessível, prazeroso e essencial para o desenvolvimento infantil”, diz ela.

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