A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes realizou sessão solene, na noite desta quinta-feira (13), para entregar o Título de Honra ao Mérito à Instituição Evangélica Beneficente e Assistencial O Bom Samaritano. De autoria do vereador Otto Rezende (PSD), a condecoração visa prestar reconhecimento à entidade, que vem colaborando com diversos projetos sociais no Município há 21 anos.
Otto Rezende, em nome do Legislativo exaltou a trajetória da entidade homenageada e falou sobre sua importância para o município. “É muito importante para essa Casa a gente poder ter essa troca e homenagear uma instituição tão relevante para a nossa cidade. Esta é uma entidade que faz um trabalho tão fundamental”, afirmou.
A conselheira tutelar Paola Galvão também enalteceu o trabalho da instituição. “É muito importante ter uma instituição preocupada na educação, no amor e na proteção das crianças. É uma entidade que agrega a todos e tem um olhar sempre atento às crianças”.
“É uma instituição que é motivo de orgulho para todos nós de Mogi das Cruzes. Parabéns ao vereador pela iniciativa de homenagear essa entidade”, complementou o presidente da Associação Mogicruzense para Defesa da Criança e Adolescente, Everaldo Carlos de Melo, também reverenciou a instituição.
O diretor executivo da Instituição Evangélica Beneficente e Assistencial ‘O Bom Samaritano’, Giovani Mendes, agradeceu pela homenagem e falou sobre alguns diferenciais da entidade. “A proposta da nossa instituição é trazer para as crianças uma abordagem contemporânea na primeira infância. Em nossa gestão o respeito à criança é incondicional. O respeito aos direitos do trabalhador é incondicional. A lealdade que temos com o conhecimento científico e acadêmico é muito forte”.
Também participaram da solenidade o vereador Edinho (PP); o pastor da Igreja O Brasil para Cristo, Róger Moreira de Paula; o líder comunitário do bairro Jardim Camila, Manoel Leite do Prado; e o coordenador administrativo da Associação Mogiana de Educação e Ação Social, Alisson Josaphá.
A instituição foi fundada em 2003 pela missionária Julieta Maria dos Santos Araújo, que reuniu um grupo de amigos com seguidores de suas iniciativas e ações sociais para fundar a entidade. O propósito era alcançar o maior número possível de pessoas carentes.
Em 2012, a instituição passou a administrar o “Centro de Educação Infantil O Bom Samaritano” no bairro Jardim Camila. Atualmente, a unidade atende a 110 crianças. Em 2015, através de chamamento público, a entidade assumiu também a creche “Pequenos Inventores”, no Jardim Aeroporto, para atender a 220 crianças.
Já em 2020, a associação beneficente passou a gerenciar a creche “Heróis do Futuro”, também no Jardim Aeroporto, onde hoje existem 200 alunos matriculados. Atualmente, a entidade é representada legalmente pela presidente da instituição, Maria Josenilde Nery Silva dos Santos, e dirigida pelo procurador e diretor-executivo, Giovani Mendes.