Prefeitura de Guararema, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promove almoços de Natal nas escolas e premiações para alunos que mais arrecadaram tampinhas plásticas, garrafas pet e latinhas de alumínio ao longo do ano
Nesta sexta-feira (13) a Prefeitura de Guararema deu início aos tradicionais “Almoços de Natal” nas escolas da Rede Municipal de Ensino. Realizados durante o horário da merenda dos alunos, os almoços também envolvem a premiação dos alunos que mais arrecadaram garrafas pet ao longo do ano, celebrando assim a política sustentável local, que é destaque desde 2015, quando a cidade implementou o Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (PMGIRS).
Em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas, a Prefeitura de Guararema, por meio da Secretaria Municipal de Educação, investe diariamente em ações de educação ambiental para conscientizar a comunidade escolar.
O objetivo é claro: preservar o meio ambiente, promover o desenvolvimento sustentável e garantir um futuro equilibrado para todos os cidadãos. Por isso os alunos são incentivados a contribuir, e entre março e novembro de 2024, mais de 183 mil garrafas pet foram arrecadadas por cerca de 4 mil estudantes.
Os três maiores arrecadadores, José Henrique Lopes Prado de Oliveira Natalio, da Escola Municipal “Presidente Getúlio Vargas”, Melissa Aparecida Gonçalves de Souza, da Escola Municipal “Claudia Marina Nogueira” e Rafaelly Vitoria Teodoro da Silva, da Escola Municipal “Regina Celi Rudge Perotti”, foram premiados com bicicletas durante os Almoços de Natal realizados nesta sexta-feira (13).
Durante os almoços realizados nas unidades de ensino, que seguem até o dia 20, a hora da merenda é especial com cardápio diferenciado para celebrar a época do Natal e também a entrega das bicicletas. E como todas as crianças contribuíram para a preservação do meio ambiente, todas elas, do Berçário I ao 5º ano, ganharam um exemplar do livro “Aprendendo em Felicidade”, da Capella Editorial.
Sustentabilidade
A campanha da Secretaria Municipal de Educação também arrecadou tampinhas plásticas, com 188.909 unidades coletadas. As tampinhas foram doadas à Associação de Munícipes Protetores de Animais de Rua e Abandonados (Ampara), gerando recursos para a causa animal, e os três alunos que mais contribuíram ganharam um day use no Parque Aquático Guararema Acqua Thermas.
Outra ação de destaque durante o ano letivo foi a campanha “Latinha Amiga”, que incentivou a arrecadação de latas de alumínio. O material coletado foi convertido em recursos para a compra de livros durante a 3ª edição da Festa Literária de Guararema (FLIG), realizada em outubro. Além de promover a preservação ambiental, a iniciativa promoveu a educação financeira dos alunos e expandiu o acervo literário das Escolas Municipais.
Os resultados alcançados demonstram o compromisso da Administração Municipal com a conscientização ambiental e a construção de uma sociedade mais responsável. Prova disso é que, por meio das “Boas Práticas de Gerenciamento de Resíduos nas Unidades Escolares”, resíduos produzidos nas 26 escolas municipais são devidamente separados, armazenados e destinados corretamente. Essa iniciativa é acompanhada por campanhas de coleta seletiva, como a coleta de itens específicos (pilhas, baterias, materiais de escrita, garrafas pet, tampinhas plásticas e latas de alumínio) e o estímulo à participação ativa de alunos e colaboradores.