InícioMapa do Tesouro"Dona do Mar ou Em Busca de Mim": Livro aborda ansiedade feminina...

“Dona do Mar ou Em Busca de Mim”: Livro aborda ansiedade feminina com inspiração em relatos reais do CAPS de Ribeirão Pires

A obra foi criada a partir de vivências coletadas na comunidade e também na unidade de saúde mental da cidade; livro encoraja a busca por ajuda sem preconceitos

A saúde mental é um grande tema de discussão no século XXI, ainda mais após a pandemia da Covid-19. Foi em busca de retratar histórias e dar voz a mulheres com ansiedade que a escritora e professora Daniela S. Terehoff Merino e sua irmã mais nova, Cláudia A. Terehoff Merino, produziram o livro “Dona do Mar ou Em Busca de Mim”, com ficção construída por meio de relatos reais, entre eles alguns colhidos no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) de Ribeirão Pires. O livro apresenta o personagem principal que busca redescobrir seus sonhos e enfrenta os desafios impostos pela ansiedade.

A ideia para o livro surgiu em 2022 e foi desenvolvida a partir de pesquisas, entrevistas e vivências no CAPS. Para dar vida à protagonista, Daniela Terehoff mergulhou no universo das mulheres atendidas pela rede, ouvindo relatos que moldaram a construção da personagem. Cada história trouxe detalhes únicos, permitindo que a protagonista refletisse, de forma sensível e autêntica, as experiências e desafios vividos por decorrência da ansiedade. 

Daniela menciona que o maior desafio foi traduzir as complexidades da ansiedade na personagem, além de como retratar com leveza o tema Norte do seu livro. “O maior desafio foi encontrar e desvendar quem era a minha personagem em meio a tantos materiais interessantíssimos. Além de tudo isso, outra dificuldade bem grande foi entrar em universos tão desconhecidos para mim e transmitir, de forma eficaz, com as melhores palavras possíveis, sem ofender, sem machucar, e sem criar constrangimentos, o que outras pessoas me contavam, muitas vezes em lágrimas”, descreveu a escritora. 

Foi através da sua irmã mais velha, Carolina Terehoff Merino, que é paciente do serviço de Prefeitura de Ribeirão Pires – também uma das inspirações para a construção da narrativa -, que Daniele abriu portas para conhecer o universo das mulheres no CAPS. “Ela teve bastante impacto, desde a escrita do projeto. Ela também percebeu a importância disso e falou comigo, insistindo bastante para que eu fosse à unidade. Foi graças a ela que tive a oportunidade de entrar e conhecer o serviço e todas as histórias”, descreveu.

A obra, que levou mais de dois anos para ser concluída, busca não apenas entreter, mas também sensibilizar sobre a importância da saúde mental e da empatia. O livro retrata e busca desmistificar a ansiedade, como forma de encorajar a luta de pessoas que sofrem com o transtorno, inclusive na procura por ajuda, sem qualquer tipo de vergonha. 

O livro foi financiado pela Lei Paulo Gustavo (nº195/2022), do Governo Federal, com o apoio da Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Educação e Cultura.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher